Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que compõem as equipes de atendimento pré-hospitalar do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em Sinop, passaram por treinamento de resgate aeromédico. Promovido entre o Comando Regional Bombeiro Militar III em conjunto com Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), o treinamento teve como objetivo capacitar os profissionais no apoio às operações integradas de resgate de forma segura e padronizada.

A secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo, destacou que essa parceria contribui diretamente no atendimento à população e atende um anseio e uma cobrança do prefeito Roberto Dorner. “Esse  trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros e Prefeitura está sendo fundamental para a melhoria do atendimento ao cidadão, que é uma cobrança e preocupação constante do nosso prefeito Roberto Dorner. Este trabalho têm aumentando significativamente a capacidade assistencial e, deste modo, resultando em melhores condições de atendimento às vitimas”, pontuou Galhardo.

Para o comandante Regional III, tenente-coronel BM Jean Oliveira, a capacitação, promovida no último dia 27, é importante e necessária  para as equipes devido ao alto índice de acidentes nas rodovias existentes na região, refletindo, deste modo, no tempo resposta de atendimento, que é fator primordial ao bem-estar e recuperação de saúde da vítima.

A parceria entre Prefeitura de Sinop e Corpo de Bombeiros Militar que resultou na implantação da Central de Regional de Regulação de Atendimentos Pré-Hospitalares e da Unidade de Suporte Avançado é recente. O termo de cooperação técnica entre município e Estado foi assinado em julho com o objetivo de otimizar os atendimentos emergenciais no município.

Nesta parceria, as chamadas de emergências são recebidas através da Centro de Operações de Bombeiro, triadas pelo militar e repassadas ao Médico Regulador, que define o suporte a ser encaminhado e, posteriormente, a unidade hospitalar para qual o paciente será regulado. As equipes também prestam apoio nos atendimentos de ocorrências mais específicas como salvamento terrestre, em espaços confinados, salvamento veicular, entre outros.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias