Professora destaca importância do trabalho de conscientização da Secretaria de Trânsito nas escolas de Sinop
A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano iniciou, hoje (04), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Reinaldo de Oliveira, no Loteamento Menino Jesus, a campanha de conscientização pela vida, Maio Amarelo. Controle de tráfego no embarque e desembarque dos alunos em frente à unidade e palestra educativa foram os trabalhos realizados.
A presidente do Conselho Escolar e também professora da escola, Alessandra Maria de Souza, fala da importância desse trabalho executado pela Guarda Civil Municipal (GCM) na unidade escolar, principalmente pelo volume de veículos e pedestres que trafegam naquela região.
“É um momento bastante importante para nós da escola e também da região do grande São Cristóvão, porque temos um fluxo muito grande, intenso de ciclistas, de pedestres e de veículos, principalmente em frente à escola. Então esse trabalho se faz muito importante em nossas escolas, para que junto com as nossas crianças, alunos, possamos estar conscientizando os nossos pais a saber da importância que é de estar seguindo as leis e as regras de trânsito também na nossa escola”, comentou.
Aos alunos são ensinados a necessidade de manter o cinto de segurança, atravessar somente na faixa de pedestre, olhar para os lados antes de atravessar a via, usar cadeirinha de acordo com o tamanho e idade da criança e manter a velocidade permitida para via. “É muito importante quando os pais passam essa segurança para as crianças, de que eles também estão cumprindo as regras. Nada mais justo e necessário as crianças estarem cobrando deles”, diz Alessandra.
O guarda civil, membro do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), Assis de Oliveira, responsável pelo trabalho do dia, destaca que as crianças servem como meio de condução do ensino sobre o trânsito. “Após aprenderem sobre a importância de ter os cuidados no trânsito, eles passam a cobrar os pais para que cumpram com as normas de trânsito”, esclarece.
Durante todo o mês serão executados os projetos “Agente Palestrante” nas empresas, “Criança Segura na Escola”, com alunos do município, “Pé no Freio” e “Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidente”, em pontos estratégicos da cidade e operações Lei Seca aos finais de semana com apoio das forças de segurança.
“Iniciamos hoje a campanha Maio Amarelo com palestra educativa no colégio José Reinaldo no bairro Menino Jesus. Em todo mês de maio faremos campanhas e blitze educativas e operações Lei Seca com intuito de prevenir acidentes no trânsito”, finalizou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.