O Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) iniciou, hoje pela manha (24), treinamentos para os profissionais da construção civil, sobre o novo sistema de emissão de alvará de construção online. Foram duas turmas com profissionais da área, como engenheiros civis, arquitetos e técnicos em edificações.

O sistema vai começar a operar na próxima quarta-feira (30/06). O alvará online agilizará, além de facilitar o acesso dos profissionais da construção civil ao serviço. O sistema foi desenvolvido ao longo desse primeiro semestre na atual gestão, para que pudesse oferecer todo o processo de inclusão dos projetos para análise e emissão do alvará.

Para a Arquiteta e Urbanista Gisa Fabris, o novo processo vai trazer mais agilidade para os profissionais. “Agilidade na conferência, porque vai pra lá, analisa e nos traz esse retorno online. Dessa forma a gente consegue acompanhar o tempo todo virtualmente, sem contar que pra nós também é uma segurança maior”

O Engenheiro Civil Bruno Rodrigues, ressaltou a importância da emissão online do alvará. “O maior ganho é a redução da burocracia, diminuição de papéis e a digitalização dos processos, o que melhora o ganho de tempo e a redução de impasses com as idas e vindas presenciais. Isso reduz também os custos para repassar aos clientes. Todo mundo ganha”, frisou.

Os profissionais que não participaram hoje, podem buscar informações pelo celular do PRODEURBS (66 9249-9139). A agenda segue amanhã da seguinte forma:

25/06/2021 – Período Matutino – Local: Auditório da FASIPE Aquarela das Artes

1ª turma: 08h

2ª turma: 10h

Para a implantação do novo sistema, o Prodeurbs alerta que as taxas no sistema antigo serão emitidas somente até essa quinta-feira (24/06/2021). Ressaltam ainda, que o Sistema de Emissão de Taxas será interrompido nos dias 28 e 29/06/2021 (segunda e terça-feira) para que o novo sistema seja implantado.

Segundo o diretor do Prodeurbs, Waldomiro Teodoro dos Anjos (Miro), o alvará online vai de encontro com os recordes recorrentes dos números de alvarás da construção civil emitidos em Sinop. “É um procedimento que surgiu para, além de facilitar em agilidade e acompanhamento online, diminuir filas e atendimentos presenciais, dando suporte aos cuidados com a pandemia. Fizemos pesquisas com os profissionais e também empresas realizaram pilotos testando a nova plataforma”.

Os profissionais vão poder, com uso de certificado digital, cadastrar os projetos, emitir o alvará, retirar as taxas e acompanhar todo o processo. Após a inclusão dos projetos, o processo vai para análise do núcleo, que também pode ser acompanhado online. No auditório do evento estavam presentes os profissionais da área, núcleo técnico do Prodeurbs, e o vereador Dilmair Callegaro, representando a Câmara de vereadores. 

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias