Procon trabalha educação financeira junto aos alunos da rede municipal de educação
No “mês do consumidor” o Procon de Alta Floresta está realizando uma série de ações educativas e orientativas, que atende aos empresários, estudantes e as pessoas idosas. Ao realizar essas iniciativas busca-se tornar públicos público direitos e deveres, seguindo normativas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor.
Para o estudante Matheus da Rocha Braun, 10, aluno do quinto ano da Escola Municipal Jardim das Flores, esse trabalho do Procon lhe ajudou e entender seus direitos. “Hoje eu vi que é importante verificar a validade dos produtos. Quando for no mercado com os meus pais vou falar isso pra eles”, disse.
Segundo o professor, Jones Franklin Leite dos Santos, essa iniciativa do Procon é importante para os alunos. “Aqui foram repassadas orientações para os estudantes, onde a maioria vai com os pais no supermercado. Essa é uma forma de integrar a criança ao contexto familiar”.
A Chefe do Procon de Alta Floresta, Adelina Dias Amorim, explica essa estratégia desenvolvida pelo órgão. “Repassamos orientações para os alunos sobre a importância de observar a qualidade de um produto. É importante verificar, por exemplo, a validade dos itens. Geralmente os adultos não observam isso, mas as crianças são mais atentas”, explica.
Além deste trabalho com os alunos da rede municipal de educação, durante todo o mês de março, estão sendo repassadas informações ao comércio e para a pessoa idosa. Também é importante lembrar que o órgão já realizou um pit stop, onde foram entregues materiais gráficos educativos.