O PROCON de SINOP finaliza o ano de 2023 com todos os seus objetivos e metas alcançadas. Foram orientados mais de 16 mil consumidores nas escolas, CRAS, entidades da sociedade civil organizada e mais de 9,5 mil atendidos diretamente no PROCON, com mais de 70% de resolutividade e excelência na prestação dos serviços. O mais importante neste contexto todo é que a sociedade tem confiança nos trabalhos realizados no PROCON, em função de seu compromisso social para a melhoria do relacionamento entre consumidores e fornecedores.

Neste novo tempo de conciliação, paz e harmonia nas relações de consumo, focamos na imediata resolução do problema, demanda ou lide existente e também utilizamos os canais telefônicos para rápida solução do conflito. Além disso, as salas de conciliação presenciais são importantes, pois a presença das partes é mais frutífera, devido à possibilidade de diálogo, a proximidade e o contato. Também implantamos processo virtual dando maior celeridade às questões controversas. Com base nestas ações positivas, o tempo de finalização de todo o processo não ultrapassou os 06  meses.

O PROCON de Sinop atualmente é referência nacional, graças aos investimentos da atual gestão. Duas situações recentemente foram destaques a nível nacional, a ida a Brasília da equipe do Procon, do Diretor Vilson Barozzi, representando Sinop no Congresso Nacional junto à comissão de defesa do consumidor no combate aos golpes e fraudes no sistema financeiro; e a segunda ocorreu nesta semana em um evento estadual, com o Ministro das Telecomunicações e a ANATEL. Na oportunidade foram cobradas melhorias na prestação de serviços da região de Sinop. Neste mesmo ato, foi conversado com representantes das empresas de telefonia e também cobrados melhores serviços de sinal, como mais investimentos.

O NATAL se aproxima, é tempo de reflexão, de paz, de harmonia familiar e harmonia nas relações de consumo. Nesta época festiva, é muito importante ressaltar os cuidados com a intensidade nas compras, principalmente nas compras on-line, dê sempre preferência ao comércio local, pela facilidade na troca de produtos com defeito, bem como, para evitar fraudes. Os golpes virtuais são intensos nesta época, ATENÇÃO! Apenas neste ano de 2023 foram realizadas aproximadamente 1 bilhão de tentativas de golpes, muitas das quais foram concretizadas. Sendo assim, é mais seguro realizar a compra presencialmente, pegar o produto, olhar, verificar se tem algum defeito, se funciona e então, com segurança, realizar a compra.

Quanto às compras virtuais:

1- Verifique se o site é seguro: pesquise junto a Receita Federal o CNPJ do fornecedor, se está ativo, época da abertura, etc.

2- Analise os comentários no site;

3- Ligue na empresa;

4- Anote todas as informações (endereço da empresa, fone, e-mail, etc.)

5- Verifique se o endereço eletrônico começa com HTTPS;

6- Desconfie de vantagens excessivas;

7- Desconfie de taxas de cadastros, impostos, etc.

8- Jamais forneça senha, número dos documentos pessoais, sem antes ter certeza de que está se relacionando com fornecedor seguro;

9- Sempre solicite orçamento, proposta por escrito;

10- Jamais acesse sites que você recebeu, pois, ao acessar sites duvidosos você poderá instalar em seu celular ou computador algum tipo de vírus que poderão redirecionar seus pagamentos.

11- Antes de finalizar o pagamento confirme o CNPJ, valor, etc.

12- Nunca assine nada sem ler ou com dúvidas quanto ao conteúdo, CONSULTE SEMPRE O PROCON. 

Em relação às compras físicas:

01 - Faça pesquisa de preços e qualidade;

02- Exija orçamento;

03- Prazo de entrega;

04- Solicite sempre por escrito o prazo de garantia;

05- Verifique se o produto vendido possui assistência técnica;

06- Exija que conste na Nota Fiscal algum item que você entenda ser necessário: tempo de troca do produto, consumo de energia, produtividade.

07- Solicite o teste do produto;

08- Verifique se o produto não possui nenhuma avaria visível;

09- Solicite desconto;

10- Pagamento à vista é sempre mais vantajoso. Além de conseguir descontos, o consumidor estará livre de dívidas.

11- Dê sempre preferência ao comércio local;

12- Antes de comprar produtos virtualmente, consulte sempre o comércio local.

Vamos juntos defender a nossa cidade, Sinop é a nossa casa. Atualmente temos um comércio diversificado, com inúmeras lojas (mais de 21 mil comércios). O PROCON de Sinop é parceiro na construção de uma sociedade cada vez mais solidária. Conciliação e eficiência é a nossa missão.

Qualquer dúvida de consumo, ligue 3531-1512 ou 9-9998-8585. Estamos localizados na Rua das Aroeiras, 1.116, Centro, Sinop-MT. Horário de atendimento de segunda a sexta das 07h às 13h.

Fonte: Assessoria (com equipe Procon)

Mais notícias