Procon de Alta Floresta realiza várias atividades de orientação no mês do consumidor
Durante todo o mês de março a Procon de Alta Floresta estará realizando ações educativas junto à comunidade. Essas ações visam orientar a população sobre educação financeira e como identificar sobre os riscos de golpes.
Entre os dias 1 a 3 e 6 a 9, o Procon estará atendendo aos veículos de imprensa para explicar de forma detalhada as ações que serão realizadas. Na semana do dia 13 a 17 – exceto dia 15, serão realizadas atividades na Câmara dos Dirigentes Lojistas, onde serão atendidas empresas de Alta Floresta, referente as obrigações dos fornecedores – no âmbito do Código de Defesa do Consumidor.
A Coordenadora do Procon de Alta Floresta, Adelina Dias Amorim, explica como foram definidas as estratégias. “Queremos trabalhar a educação financeira nas crianças, para criar essa cultura nas famílias. Para o público idoso vamos orientar de como identificar golpes e também vamos trabalhar a educação financeira. E, através de uma parceria com a Câmara dos Dirigente Lojistas de Alta Floresta, vamos orientar os fornecedores no âmbito do Código de Defesa do Consumidor”, explica.
No período de 20 a 24 de março, o foco dos trabalhos estará nas escolas, onde serão realizadas visitas nas escolas que aderiram a proposta do Procon. Além de ações educativas, será distribuído um gibi, pois, será utilizada uma linguagem lúdica para orientar as crianças.
Encerrando os trabalhos, entre os dias 27 a 31 de março, os trabalhos estarão voltados aos idosos, com orientações sobre educação financeira na terceira idade e como identificar possíveis golpes.
De acordo com informações do Portal Oficial do Senado Federal, no dia 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso. Na ocasião ele defendeu que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direto de ser ouvido. No Brasil, a data assume um significado especial, já que foi quase no mesmo dia, em 11 de março, mas em 1991, que o Código de Defesa do Consumidor (CDC), entra em vigor. O CDC é considerado, segundo dados do Senado Federal, uma das mais avançadas legislações sobre o assunto no mundo.