Primeira edição do Salão do Produtor Rural irá fomentar a agricultura familiar de Sinop
Para fomentar a agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), pasta que, além da indústria e o comércio, também agrega o departamento de agricultura, realizará o 1º Salão do Produtor Rural. O evento, programado para o dia 08 de agosto, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 08h, foi desenvolvido em alusão a Semana Nacional da Agricultura Familiar, instituída pela Lei 11.326
O evento gratuito será uma maneira da Prefeitura de Sinop estar fomentando o incentivo e a divulgação das mais diversas produções dos pequenos e médios produtores rurais que fazem da agricultura familiar sua principal fonte de renda.
De acordo com o secretário da Pasta, Laércio Serenini, será uma oportunidade para uma conexão entre os produtores e demais setores da iniciativa privada como bares, restaurantes, hotéis, cafeterias, marmitarias, organizadores de eventos, entre outros. Uma interação entre o campo e os setores de serviço que têm como matéria-prima hortaliças, leguminosas, entre outros.
“O salão do produtor rural está sendo formatado para que seja uma mão dupla, ou seja, um local44 em que o produtor possa conhecer quais as necessidade, quantidade, periodicidade que os setores adquirem os produtos, bem como os setores conhecerem o cultivo que os produtores têm a oferecer e se conseguem atendê-los, suprindo suas necessidades de compra”, ilustra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Laércio Serenini.
Durante o evento, serão apresentados os produtos locais in natura, como também, os produtos derivados e processados, o volume de produção de cada produtor e todas as informações necessárias ao setor de consumo. Além dessa parte mais técnica, os produtores, também, estarão apresentando seus produtos em stands para degustação.
“Este será um encontro de negócios liderado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e será totalmente gratuito”, diz Serenini, ao explicar que o convite para os empresários de Sinop foi feito, desde os MEI’s até às grandes redes, incentivando-os a participarem e conhecerem os produtos da agricultura familiar. “Será um ambiente para interação e negócios”, finaliza.55