PreviSinop firma parcerias com secretarias para ofertar atividades esportivas e consultoria empresarial
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) começou o ano de 2023 firmando parcerias com as Secretarias de Educação, Esporte e Cultura e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). As novidades serão iniciadas no primeiro trimestre, em prol dos servidores aposentados.
A partir deste mês, o Programa de Pós Aposentadoria ganhará mais um projeto dedicado aos servidores aposentados, segurados da autarquia, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. A “Quarta Ativa” tem como objetivo ofertar atividades que envolvem o cuidado físico e mental, através de uma abordagem recreativa, a fim de prevenir o declínio cognitivo e proporcionar qualidade de vida e convívio social. Serão ofertadas atividades educativas, zumba, pintura em tela, entre outros.
Outra novidade será voltada para os servidores aposentados que são empreendedores e que queiram ampliar sua renda mensal com segurança ou até mesmo para aqueles que pensam em ingressar na vida empresarial. O projeto é em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), através do Centro de Atendimento Empresarial (CAE). O objetivo é estimular práticas comerciais a esses pequenos empresários por meio de orientação técnica capacitada.
Para o secretário Klayton Gonçalves, essa parceria vai proporcionar nova perspectiva de vida aos servidores aposentados. “Muitos desses servidores que encerram suas atividades, tem o desejo de continuar trabalhando e isso é fundamental para saúde mental e para o futuro deles. Diante desse cenário, nós iremos trabalhar com eles o empreendedorismo, possibilitando esse acesso à profissionais deste setor, que os auxiliarão nessa empreitada”, afirmou.
O coordenador do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) Jefferson Diniz, explicou como o projeto irá funcionar. “Daremos informações sobre a legalização das suas empresas. Vamos oferecer serviços sobre a captação de linhas de crédito, firmar parcerias para levar consultorias nas áreas de gerenciamentos, seja ele financeiro ou comercial. Além disso, acompanharemos aqueles que já empreendem, ou aqueles que vão começar a empreender, para que consigam fazer essa jornada do empreendedorismo de uma forma saudável e sustentável”, informou.
Segundo a superintendente previdenciária, Daniela Sevignani, a instituição tem como objetivo zelar pela saúde financeira e o equilíbrio atuarial, mas também promover ações que visem a saúde física e mental dos servidores aposentados. “Estamos em busca de alternativas palpáveis de acordo com a realidade dos segurados para que possamos atender as expectativas desse grupo. Provocamos essas parcerias para garantir ainda mais qualidade nos serviços ofertados. O instituto possui um amplo espaço físico e é direito do segurado usufruir desse local. Os projetos para este ano, somam às ações dos atendimentos que temos aqui no Previ. É valido destacar que o prefeito Roberto Dorner nos dá todo respaldo para colocarmos em prática estes trabalhos, sinalizando que estamos no caminho certo”, pontuou.
Todas as quartas e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30, os servidores aposentados têm encontro marcado no auditório da instituição.