PreviSinop e INSS realizaram encontro inédito entre regimes previdenciários
O objetivo principal dessa visita foi ouvir o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), para alinhar ideias e melhorar o sistema de captação de dados dos institutos para atender as demandas de cada um deles, dando celeridade na análise da compensação previdenciária. Pela primeira vez as duas autarquias tiveram um encontro oficial. A reunião foi realizada terça-feira (07) no Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop), com a presença do representante da Superintendência Regional Norte/Centro Oeste de Brasília-DF Giovani Spiecker e o gerente Norte do INSS Sinop, Tarcísio Manoel dos Passos.
Segundo Giovani Spiecker, esse encontro possibilita ouvir as demandas do RPPS, identificar se há dificuldade de entendimento no fornecimento de dados, com a finalidade de apresentar correções no sistema que gera essas informações, bem como, preparar a equipe de análise processual. “Estamos visitando cada um dos principais institutos de previdência e das principais gerencias que nós temos, para poder encontrar os gargalos, ver em quais pontos a gente pode melhorar, quais capacitações a gente pode produzir para os nossos servidores e para que a análise da compensação previdenciária seja feita com celeridade e com qualidade”, pontuou.
Para o gerente norte do INSS Tarcísio Passos, esta visita foi uma oportunidade de estreitar e fortalecer o diálogo que já acontece entre as instituições. “Somos entes parceiros, caminhamos lado a lado e estamos em busca de aproximar todas as demandas. Foi muito valioso este momento. Agradecemos a superintendente do instituto Daniela e toda equipe pela recepção e tudo que foi apontado. a partir dessa conversa esperamos que tudo possa fluir positivamente”, declarou.
Já para o coordenador de benefícios previdenciário do PreviSinop Rosemiro Golijewski, esta ocasião foi oportuna para apresentar problemáticas que os RPPS encontram no sistema, e destaca a importância do diálogo entre os institutos. “Esta cooperação das instituições visa fortalecer a união entre os regimes de previdência e firmar a parceria do termo de cooperação técnica entre INSS e o PreviSinop. Nós salientamos a demora e os vários processos que se encontram na fila de analise para compensação e as dificuldades que os RPPS da região encontram no sistema, sobre a morosidade na análise dos processos, importante ponto que tomaram nota para as devidas providencias. Este diálogo nos enche de alegria, porque fomos ouvidos e pudemos elencar as falhas, ações que podem ser melhoradas no sistema”, relatou.