Servidores efetivos da Câmara Legislativa e da Agência Reguladora de Sinop (AGER) participaram da palestra
O Instituto de Previdência Social de Sinop (Previ Sinop) realizou nesta segunda-feira, dia 10, no plenário Deputado Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Sinop, a palestra informativa sobre Educação Previdenciária. Responsável pela palestra, o coordenador previdenciário do Previ, Rosemiro Golijewski, falou para uma plateia composta por servidores efetivos da Câmara Legislativa e da Agência Reguladora de Sinop (Ager), sobre a nova Lei Previdenciária e os passos até chegar a aposentadoria. Ainda, durante sua fala, Rosemiro frisou a importância da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

“Muitos chegam e pensam que podem solicitar a CTC, para o INSS, várias vezes. Esse é um documento único, é um cheque nominal e expedido apenas uma vez. Caso o servidor perca ou precise de outro, terá que fazer um boletim de ocorrência, um termo, para depois de analisado o pedido ser deferido”, frisou. O coordenador ainda mencionou que o CTC não é uma simples declaração com a portaria de nomeação grampeada. “Tem que ser solicitada para o INSS, não adianta pedir uma declaração e trazer para nós. Se houver dúvidas podem nos procurar no Previ Sinop”, acrescentou.

Antes de finalizar a palestra o coordenador lembrou a necessidade de além da previdência, todos terem uma poupança privada. “No Brasil não temos o costume de guardar uma reserva, por diversos motivos. Começamos a guardar dinheiro, depois tiramos, diferente de outros países que não tem previdência, e que aprendem a ter essa educação previdenciária. É preciso ter uma reserva e deixá-la para o futuro. Faça um boleto com você mesmo e pague todos os meses”, finalizou.

Mais informações sobre previdência, relacionado ao Regime Próprio, para servidores ativos e inativos, podem procurar o Previ Sinop, de segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 13h.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais notícias