Presidente da CDL de Sinop reivindica manutenção de vias de mão dupla em encontro com governador e concessionária
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, encontrou-se em Cuiabá com o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, e o governador Mauro Mendes para discutir a alteração no sentido das vias paralelas à rodovia BR-163, especificamente as ruas Colonizador Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho. O objetivo do encontro foi pedir a revisão do projeto que prevê transformar essas vias em mão única, mantendo-as com sentido duplo de circulação.
Segundo Marques Neto, a mudança para mão única poderia trazer impactos negativos ao comércio local. "Infelizmente, trará consequências drásticas ao comércio de todos os segmentos. Nos reunimos com o diretor e também com o governador, a fim de reivindicar que reconsiderem esta decisão e possam voltar atrás, pensando nas empresas, nos empregos, e salvá-las", afirmou o presidente da CDL.
A preocupação se baseia em um estudo que aponta dificuldades logísticas e na travessia de um lado para o outro da BR-163, que poderiam prejudicar significativamente os negócios estabelecidos ao longo da rodovia. Marques Neto destacou a importância dessas vias para a economia local e alertou sobre os possíveis prejuízos financeiros decorrentes da mudança.
Além de Edmundo da Costa Marques Neto, participaram da reunião o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o empresário Mauri Rodrigues de Lima, que apresentou um projeto de readequação do viaduto na Avenida Júlio Campos ligando ao shopping, a presidente da OAB Sinop, Xênia Guerra, José Aparecido dos Santos e
Cidinho Santos presidentes do Conselho Deliberativo da Nova Rota Oeste, além do diretor do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop - Prodeurbs, Luiz Henrique Magnani.
A CDL Sinop, representando o comércio local, destacou em ofício a importância de manter o fluxo bidirecional nas vias em questão. Com 41 anos de atuação e 2.000 empresas associadas, a entidade reforçou a necessidade de reavaliar o projeto. As vias, projetadas na década de 1990 para comportar o tráfego de dois sentidos, têm histórico de segurança e viabilidade comprovada.
O ofício da CDL argumenta que Sinop é um importante polo regional de comércio e serviços, e a BR-163 é um corredor vital para grandes empresas varejistas e atacadistas. A transformação das vias em mão única poderia resultar em transtornos no trânsito e evasão de clientes, como observado em outros municípios que adotaram sistemas semelhantes.
A entidade também apontou que as vias possuem espaço suficiente para possíveis expansões, mantendo a segurança e a funcionalidade do tráfego bidirecional. Em tom de reconhecimento, a entidade parabenizou o governador Mauro Mendes pelo progresso das obras de duplicação da rodovia, ressaltando a importância dessa melhoria para a segurança e o desenvolvimento da cidade.
O pedido da CDL visa assegurar que o comércio local continue a prosperar, beneficiando toda a sociedade sinopense. Marques Neto e demais representantes esperam que a solicitação seja atendida, garantindo o crescimento econômico sustentável da região.