No Bairro União, a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está com máquinas e braços a todo vapor desde a semana passada para garantir que a chuva que desce do céu para refrescar, verdejar e nutrir não seja mais motivo de susto ou apreensão.
No bairro, quando a chuvarada vinha “com gosto”, a água acabava se acumulando na região da Rua Pedro Henke e poderia, inclusive, colocar em risco residências no local. Agora, com a autorização de um proprietário, a obra está sendo executada, visto que, para que as equipes pudessem instalar as manilhas, foi necessário utilizar uma área de servidão particular.
Assim como no União, vários outros pontos críticos de Sorriso também receberam reforço no serviço de drenagem para garantir o escoamento seguro, tranquilo e rápido, da água da chuva. Como exemplos, o titular da Semosp, Milton Geller, cita o trabalho feito no bairros São José, São Domingos, Vila Bela e Kaiabi. “Nosso trabalho é constante para manter limpas as redes de drenagem, mas em alguns pontos, principalmente naqueles em que a rede é mais antiga e, hoje insuficiente por conta do acelerado crescimento da cidade, é preciso escavar e implantar novas manilhas”, destaca o gestor da pasta, Milton Geller.
Outro fator indispensável para evitar problemas é a cooperação da população. Para evitar entupimentos das galerias de drenagem pluvial, é preciso ter muito cuidado com as bocas de lobo. Portanto, nada de varrer folhas ou jogar lixo nestas estruturas, que têm como única finalidade receber a água da chuva.
Confira também:
https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/por-meio-da-semosp-prefeitura-inicia-drenagem-no-kaiabi-62d6b3bc6ca09
https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/prolongamento-da-iguacu-vai-garantir-acesso-mt-242-62ebf4c7f1d43
https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/obra-de-drenagem-no-vila-bela-esta-na-fase-final-62e406da00c56