Graças ao trabalho comprometido da Diretora de Cultura, Selma Ferreira e do Coordenador de Projetos Culturais, Marciel Freitas, bem como através da participação direta do Prefeito Maurício Ferreira de Souza e da Câmara Municipal de Vereadores, foi viabilizado o resgate dos recursos emergenciais de apoio a cultura por meio da Lei Federal 14.017/2020 – Aldir Blanc.

Durante reunião expositiva realizada nesta sexta-feira (07) no Centro Cultural ‘Luiz Gonzaga’ foram mencionados todos os esforços, desde a capacitação técnica de servidores, gestionamento político, embasamento jurídico, divulgação de editais, cumprimento de regras e normativas e demais procedimentos obrigatórios para habilitação dos artistas peixotenses ao recebimento do incentivo financeiro dos Governos Estadual e Federal.

No total 26 projetos foram aprovados com propostas de natureza cultural nas diversas linguagens artísticas: artes cênicas, artesanato, artes visuais, dança, artes plásticas, música, literatura, audiovisual, cultura popular, cultura indígena, ideias criativas, patrimônio histórico e outras.

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza determinou o repasse de mais de R$ 254 mil para os fazedores de cultura e empreendedores artísticos, que já estão colocando em prática os projetos de espetáculos teatrais, dança de rua, live-show, festivais, campeonato de MC e Hip Hop, exposição de artesanato, apresentações circenses, oficinas artísticas e demais atividades preconizadas no conteúdo programático de cada artista proponente.

“Quero agradecer o envolvimento do Prefeito Maurício, dos vereadores, o assessoramento jurídico, a imprensa, nossa equipe do departamento de cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e especialmente os artistas Peixotenses, que confiaram no trabalho e nas políticas públicas que desenvolvemos pelo fortalecimento de todas as manifestações culturais. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, fizemos o dever de casa e conseguimos incentivar, apoiar, auxiliar e fomentar a cultura. Neste ano de 2022 atuaremos para continuar legitimando todas as atividades de nossos artistas que com suas atuações dão visibilidade ao potencial da cidade, que efetivamente é de muita diversidade e oportunidades”, disse a Diretora de Cultura, Selma Ferreira.

O Coordenador de Projetos Culturais, Marciel Freitas, enfatizou que o Departamento de Cultura conta com total aval da Secretaria de Estado de Cultura e que com frequência tem se atualizado por meio de cursos, capacitações, formações, congressos e simpósios, tudo para que a Prefeitura possa garantir o acesso dos produtores culturais e artistas aos incentivos público e privado.

“São mais de R$ 250 mil aquecendo a economia, pois as ações culturais movimentam os postos de combustíveis, restaurantes, supermercados, lojas, conveniências, hotéis e demais estabelecimentos, além de gerar empregos e renda através da contratação de prestadores de serviços. A cultura de Peixoto de Azevedo é merecedora dessa alavancada para continuar despertando seus valores”, comentou Marciel Freitas.

Fonte: Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Mais notícias