Prefeitura realiza manutenção em 235 Km de estradas vicinais em janeiro
Somente no mês de janeiro de 2022, a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realizou a manutenção de 235 quilômetros de estradas vicinais, aquelas que são de responsabilidade da prefeitura. Serviços de patrolamento, cascalhamento e compactação do solo são os realizados.
Foram patrolados 200 km e cascalhados 35 km. O trabalho é realizado diariamente e só há pausa quando a chuva não permite. Assim, ao menos 13 estradas receberam a devida manutenção, sendo elas Atlântica, Nanci, Ângela, Rosa, Leonora, Alegria, Lucila, Viviane, Brígida, Selene, Comunidade Águas Claras e parte das que regam o Assentamento Gleba Mercedes V. Desta forma, a boa trafegabilidade foi reestabelecida.
A intensificação dos trabalhos e a atenção redobrada para as áreas produtoras do município garantiram que algumas vicinais, que há muito tempo não recebiam as devidas manutenções, fossem contempladas pela atual gestão, como por exemplo, a Estrada Viviane, que recentemente recebeu a manutenção nos cinco quilômetros de extensão que possui.
“Essa estrada há muito tempo não recebia uma carga de cascalho nela. Estamos dando este suporte para nossas estradas para que os produtores e os moradores das áreas rurais possam encontrar, principalmente nesse período de chuva, uma estrada em boas condições para transitar e para escoar suas produções. Aqui e em outras regiões da cidade, a soja já está na hora de colher e os caminhões precisam passar e levar a nossa produção. Isso é fortalecimento da economia local, é desenvolvimento para cidade”, explicou o secretário de Obras, Remídio Kuntz.
Diariamente 50 quilômetros são recuperados em toda região de Sinop. Em todo o ano passado foram mais de 700 quilômetros devidamente recuperados. Trabalho realizado pela equipe e maquinários da própria Secretaria de Obras. Os serviços garantiram que, pela primeira vez, não houvesse registros de pontos de atoleiros, principalmente nesse período em que o volume de veículos pesados aumentam significativamente devido a exportação de grãos.
“Recebemos manutenção na estrada [Ângela] no início deste ano [2022] e ela encontra-se em condições de plena trafegabilidade. Não temos atoleiro aqui, está em condições boas a estrada. É muito importante essa manutenção, principalmente aqui em nossa estrada, onde temos vários produtores rurais que produzem seus grãos, como soja e milho, sendo responsáveis por contribuir com a economia do município”, disse a moradora da área rural, Maria Carolina.
Kuntz explica que uma das novidades é que além de aplicar o cascalho, a secretaria investiu na compactação do solo e o trabalho deu certo. “Além de jogar o cascalho, nós realizamos um trabalho de compactação desse material para que o serviço seja aproveitado e a durabilidade seja ainda maior. Assim evitamos, também, que nesse período de chuvas intensas o material seja carregado pela água”, concluiu.
Hoje, os maquinários realizam os serviços na Estrada Silvana.