Prefeitura realiza manutenção da sinalização viária de trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano está com um trabalho intensificado de manutenção e implantação da sinalização viária. Neste primeiro momento os serviços são aplicados na região central de Sinop que se estenderá para os bairros. Somente neste mês de agosto foram pintados 2.850 metros de sinalização horizontal.
Relatório da pasta aponta que foram sinalizadas 95 faixas de pedestre e 35 vagas especiais, destinadas ao público de pessoas idosas ou com alguma deficiência. Além das pinturas, a pasta realizou ainda a instalação ou substituição de 315 unidades de placas de sinalização.
O documento aponta ainda que nestes oito meses do ano já foram pintados 85.769 metros de sinalização horizontal, 403 faixas de pedestres e 172 vagas especiais, além da instalação ou substituição de 2.012 placas de trânsito.
“As sinalizações são fundamentais para manter a organização e controle do trânsito. Desde o início do ano estamos investindo na conscientização e educação para o trânsito, bem como na fiscalização com intuito de reduzirmos o índice de acidentes na cidade. Ter nossas vias devidamente sinalizadas, faz parte desse processo e contamos com os condutores no respeito às sinalizações”, comentou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.
Os trabalhos de manutenção ou implantação das sinalizações horizontais são realizados no período da noite, quando o tráfego é menor, para que não haja obstrução do trânsito.
Você sabia?
As placas de trânsito são utilizadas para indicar direção, localização, pontos de interesse turísticos ou para transmitir mensagens educativas. Já as sinalizações horizontais, são classificadas por cor, sendo quatro no total, e, possuem suas especificações próprias.
As pinturas em cor branca são utilizadas para sinalizar faixas de pedestres, demarcar fluxo do mesmo sentido e em pinturas de símbolos. As amarelas para indicar a proibição de estacionar ou parar, fluxo de sentido oposto e obstáculos. A cor azul para áreas de embarque e desembarque e de estacionamento de pessoas com deficiência física e a vermelha para demarcar ciclovias, ciclofaixas, farmácias e hospitais.