Prefeitura realiza ato alusivo à Campanha Faça Bonito lembrando direitos das crianças e adolescentes
A Prefeitura de Nova Mutum, em ação conjunta da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Seas), Secretaria de Saúde e Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Smelc), realizou na manhã desta quinta-feira (18) um ato público, em frente ao Paço Municipal, em memória ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, instituída oficialmente pela Lei 9.970/2000, é inspirada na história da menina Araceli Crespo, que aos 08 anos de idade foi sequestrada, violentada e assassinada, em 18 de maio de 1973.
O ato contou com a presença dos alunos das Escolas 15 de Outubro, Carlos Drummond de Andrade, Caminhos do Saber, Rui Barbosa, Escola Militar Tiradentes, Programa Mais União e Centro Social Desenvolver. O prefeito em exercício, Alcindo Uggeri, secretários, vereadores e representantes de instituições públicas prestigiaram o evento.
O Governo Municipal e a rede de proteção às crianças e adolescentes estão buscando sensibilizar e informar a sociedade da importância da defesa dos direitos dos menores de idade. Diversas iniciativas em favor desse assunto foram organizadas, tais como palestras, debates, campanhas de conscientização e mobilizações nas ruas e redes sociais que seguirão durante todo o ano.
“Estamos enfrentando e combatendo a violência sexual contra crianças e adolescentes, em todos os níveis e de forma ampla na sociedade. Precisamos assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema deste tipo de violência, para assegurar o pleno desenvolvimento das crianças” - enfatizou a a coordenadora da Proteção Especial da Seas, Belenite Frozza
Alcindo Uggeri parabenizou o empenho de todos os envolvidos nesta campanha que visa eliminar este tipo de agressão do meio da sociedade mutuense. Para ele, as famílias precisam proteger a fragilidade das nossas crianças e adolescentes.
“Na nossa época respeitava-se as famílias e hoje estamos vendo a desmoralização da família e isso não pode continuar. Cuidemos de nossas crianças e adolescentes para que tenhamos uma sociedade forte e sem traumas no futuro” - discursou o prefeito em exercício
Ao final das apresentações, simbolizando a união de forças em prol da campanha, os alunos e colaboradores da prefeitura formaram um círculo e realizaram a soltura de balões com a cor da campanha. A equipe organizadora realizou também um Pit Stop em pontos da cidade com a distribuição de panfletos, alertando à população sobre o tema.
No interior do município a ação será realizada no Distrito Ranchão, com uma caminhada envolvendo os estudantes da comunidade.