Prefeitura orienta pequenos produtores sobre prazo para vacinação contra brucelose
O departamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) segue ofertando suporte aos pequenos produtores de Sinop para a vacinação contra brucelose de bovinos e bubalinos, seguindo a segunda etapa da campanha de vacinação animal contra a doença, que termina dia 31 de dezembro.
O suporte funciona da seguinte maneira: o produtor entra em contato com a SEDEC, fornece os dados pessoais e da propriedade para que, deste modo, seja emitido o receituário para vacinação. Depois, o produtor faz a compra da vacina e agenda a visita da equipe técnica para a aplicação e emissão do laudo de vacinação que o produtor apresentará ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT, para comunicar a vacinação. A assistência é fornecida para as propriedades com até 40 cabeças e, na Gleba Mercedes, até 100 cabeças.
A médica veterinária da Secretaria, Graciele Batista, destaca que o suporte é gratuito e que a vacinação é de extrema importância. “O animal, quando contaminado com a brucelose, fica prejudicado na produção de leite e de carne. No terço final de gestação, a vaca contaminada não consegue segurar a cria e aborta o bezerro”, explicou ao complementar, também, sobre os prejuízos econômicos. “A vacinação contra Brucelose é de extrema importância por se tratar de uma zoonose e, das perdas econômicas que a mesma traz ao produtor”, emendou. A profissional alerta ainda que, quando há contaminação, é indicado o abate dos animais acometidos.
A brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem. Ela ocasiona a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional. A campanha de vacinação contra brucelose ocorre duas vezes ao ano. A segunda etapa começou em julho e segue até dia 31 de dezembro. Devem ser vacinadas todas as fêmeas, bovinas e bubalinas, de três a oito meses de idade.
Os pequenos produtores rurais podem realizar o cadastro e a solicitação de suporte de vacinação, além de outros serviços, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica localizada na Avenida das Itaúbas, 3257, Setor Comercial. O telefone para contato é o (66) 3520-7585.