Com a finalidade de capacitar conselheiros titulares e membros do Conselho Municipal de Saúde, a gestão atual, por meio da Facilita Gestão Pública, realiza a Qualificação Ampliada. São dois dias de cursos (24 e 25/01) em que serão abordados temas como planejamento, gestão do SUS, legislação e organização.

Conforme o secretário de Saúde do município, Vieira Carvalho, a qualificação faz toda diferença.

 

“O conselho é soberano e tem toda autonomia, ou seja, as decisões do município referentes à Saúde, passam pelo conselho, que tem membros representantes de todas entidades de classe, do CDL, Clube dos Idosos, e a gente precisa ter esse pessoal qualificado”

pontuou.

De acordo com a palestrante, Patrícia Malheiros, a capacitação traz informações sobre a legislação do SUS, organização, planejamento, prestação de contas, atualização de documentos, orçamento. “Eles ficam aptos para saber se a população está sendo bem atendida através do controle social e aqui, também poderão tirar dúvidas”, informou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leandro Luz, a capacitação é fundamental para ao papel de cada conselheiro. “Muita informação que soma com nosso trabalho, já que auxilia não só a gestão municipal e toda população. De ter a Saúde dentro dessas normas do Estado e da Federação. Muitos não sabem, mas a gente participa dos programas, e a cidade precisa ter bom desempenho nesses índices como do programa do Hipertenso, Diabético, da Gestação, entre outros”, enfatizou.

A capacitação acontece no Centro de Especialidades Médicas (24 e 25/01), às 18horas.

 

Mais notícias