Com o objetivo de promover ações de prevenção e atenção à saúde das crianças e jovens da rede pública municipal e estadual de ensino, o Programa Saúde na Escola (PSE) foi lançado nesta terça-feira (11), na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vinícius de Moraes, no bairro Adriano Leitão. Estiveram presentes na abertura oficial autoridades, alunos e parceiros do projeto. 

O prefeito Roberto Dorner, destacou a importância da ação que contribui para a formação dos estudantes. “Temos que focar nos pequenos, essas crianças precisam crescer com informação, serem preparadas para um futuro brilhante”, enfatizou. O programa irá desenvolver 13 ações com orientação e conscientização, em 34 unidades educacionais das redes municipal e estadual, ao longo do ano, seguindo um cronograma de agendamento. 

A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, pontuou sobre algumas atividades que serão desenvolvidas nas escolas. “É um evento extremamente importante, que aborda temas relevantes, alguns deles já iniciamos há alguns anos no município, como violência contra mulher, trânsito seguro e alimentação saudável. Nós estamos com 13 temas, e este ano temos como principal o combate a obesidade infantil”, concluiu.

“Essa união entre saúde e educação nas escolas é muito importante, pois trabalha diversos tipos de prevenções. Como combate ao mosquito da dengue, combate à obesidade infantil, combate às drogas e importância da atividade física.  É um programa muito eficiente que promove uma melhor qualidade de vida para nossas crianças”, enfatizou Paulinho Abreu, presidente da Câmara Municipal de Vereadores.   

O PSE é coordenado pelas Secretarias de Saúde e Educação, com apoio dos parceiros, como: Meio Ambiente, Trânsito, setor de Endemias, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e universidades públicas e privadas.  

Para o comandante operacional da GCM, Benhur Carvalho, atingir esse público alvo, que são os estudantes, gestores, profissionais da educação, saúde e comunidade escolar, irá agregar mais conhecimento. “Essas parcerias entre os órgãos públicos e as entidades são importantes, desta forma podemos mostrar a qualidade dos serviços, reforçar a segurança, e com isso teremos multiplicadores de informações”, frisou.

Fonte: Assessoria

Mais notícias