A Secretaria de Saúde de Sinop lançou, nesta segunda-feira (05), agenda noturna para vacinação em primeira dose contra Covid-19. A partir de hoje, o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primaveras, São Francisco e Maria Vindilina 2 passam a atender até às 20h.

Para vacinar, o munícipe deve fazer o agendamento pelo ícone disponível no site da Prefeitura de Sinop (Vacina Covid/Agendar), procurar alguma das unidades denominadas com a opção NOTURNO, escolher data, horário, preencher o cadastro e finalizar o processo. Neste primeiro momento, o agendamento disponibiliza 438 vagas diárias até sexta-feira (09), sendo 240 no CIA, 90 na UBS São Francisco, e 54 nas UBS Primaveras e Maria Vindilina 2.

Além da ampliação de horário, a Secretaria está abrindo a vacinação para um novo grupo: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 (PNO), o grupo é formado por motoristas e cobradores.  A estimativa, feita pelo Ministério da Saúde, é que em Sinop este público é formado por pouco mais de 240 pessoas.  

A exemplo do que vem sendo praticado, é obrigatório apresentar vínculo ativo de trabalho, como cópia da carteira de trabalho ou cópia do holerite. A cópia será retida pela equipe de vacinação e ficará anexada ao cadastro do vacinado. É obrigatório, também, apresentação do cartão SUS atualizado ou o CPF, além de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.

A vacina também segue disponível para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores das indústrias, trabalhadores da educação e saúde (com comprovação de vínculo ativo, como cópia do holerite, por exemplo), caminhoneiros, grávidas e puérperas (com laudo médico), lactantes, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades (com laudo médico). A abertura de agendamento noturno não altera a programação já em funcionamento.

Até a manhã desta segunda-feira, 05, dados do Ministério da Saúde apontavam que foram aplicadas mais de 46,3 mil doses das vacinas contra Covid-19 em Sinop. Deste total, 34,9 mil correspondem a primeira dose e, outros 11,4 mil em segunda dose ou dose única. O acompanhamento da vacina pode ser feito pelo site do Ministério ( https://localizasus.saude.gov.br/ )

Somente no último sábado (03), foram vacinadas mais de 1,5 mil pessoas no município.

SEGUNDA DOSE – AÇÕES AOS SÁBADO, SEM AGENDAMENTOS

A segunda dose não precisa ser agendada. Para este grupo, a Secretaria de Saúde realizará ações específicas para atender a população com a segunda dose programada para recebimento em períodos próximos.  Neste sábado (10/07), por exemplo, a Secretaria já está organizando programação e, em breve, deverá divulgar os locais e horários de atendimento.

O munícipe pode verificar no próprio cartão de vacinas a data de retorno e, deste modo, acompanhar a divulgação das mobilizações. A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. Para o imunizante Coronavac (Sinovac/Butantan), o intervalo é de 14 a 28 semanas. Já para a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e Pfizer, é de até 12 semanas.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias