A gestão do prefeito, Osmar Antônio Moreira, em parceria firmada com o Sebrae e apoiado pela Câmara de Vereadores, realizou o seminário da Cafeicultura no salão de eventos da Assistência Social.

O evento faz parte do Programa Cidades Empreendedoras no qual está também o PSAS (Programa Semear Agro Sustentável), além de ser um dos principais compromissos do Plano de Governo da Gestão para gerar sustentabilidade aos pequenos produtores, um grande empenho do Executivo em ofertar subsídios para o fortalecimento do Agrofamiliar.

Na ocasião os especialistas abordaram vários temas como: Produtividade do café clonal, o manejo adequado desta variedade na região, foi destacado sobre as tecnologias utilizada nesse segmento produtivo. Foi apresentado aos produtores rurais sobre o desenvolvimento desde início do plantio do café, passando pelas fases da irrigação, colheita e logística do produto final.

O seminário foi ministrado por João Maria Diocleciano Analista da Embrapa e Especialista em café Canephora (Conilon e Robusta), com vasta experiência na área, o mesmo atua há cerca de 22 anos na cadeia produtiva do café.

O evento teve o momento em que todos os produtores puderam tirar suas dúvidas com o especialista João. O momento contou com a participação de agricultores das comunidades rurais e Cooperativas do Município de Paranaíta em uma ótima conversa que com certeza despertou grande interesse de todos para as novas tecnologias de cultivo do café.

Estavam presentes os Legisladores Soninha Berlanda, Naldo Silveira, os Secretários Dayene Magri (Agricultura), Porfival Junior (Governo), Assis Frizon (Desenvolvimento e Tecnologia), Angelo Diosnel Berlanda (Industria e Comércio), Paulo Di Fillipo (Consultor do Sebrae), Engenheiro Agrônomo Sandro Rossi (Gerente de Conexões Institucionais), Jessica Meireles Coordenadora do Sebrae em Paranaíta, e o Agente Desenvolvimento local Adão Licieski entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Paranaíta

Mais notícias