Prefeitura de Sorriso volta debater drenagem da MT-242
Somar esforços, buscar alternativas, trabalhar de maneira integrada para que o trecho urbano da MT-242, ali na região do Mário Raiter, mantenha-se intacto neste período chuvoso. Mais uma vez, na manhã desta sexta-feira (15 de setembro), o prefeito Ari Lafin reuniu secretários, equipe técnica, representantes de loteadoras da região, das concessionárias Águas de Sorriso e Intervias, e da empresa vencedora do certamente que vai construir o canal de drenagem na região.
Pois bem. A empreitada foi devidamente licitada e a empresa vencedora do certame, a Bara Construções, do Maranhão, já está dando início à montagem do canteiro de obras. No entanto, a chuva está batendo na porta, não é mesmo? Alguns pontos de Sorriso já sentiram os primeiros pingos e a preocupação é quando as águas chegarem “pra valer”.
“Estamos aqui para pensarmos juntos, buscarmos soluções, apresentarmos a realidade do nosso período chuvoso à empresa que vai conduzir esta obra com o intuito de evitar retrabalhos, prejuízos, e principalmente, garantir a trafegabilidade deste trecho da 242”, externou o prefeito.
O trecho em questão é de 2,5 quilômetros e fica às margens da MT-242. O emissário sai do Residencial Mário Raiter em direção ao Rio Lira. Além da drenagem pluvial do Mário Raiter, o canal também vai conduzir ao rio as águas captadas no Distrito Industrial e Comercial (DIC) Nova Prata e em outros bairros da região.
Para o representante da Concessionária Intervias, Lourival Rodrigues da Silva, a preocupação, além do asfalto, é também com os postes da rede de distribuição de energia elétrica. “Precisamos evitar problemas que possam resultar na interrupção do fornecimento de energia, pois aquela rede abastece muitas unidades do interior”, acrescentou.
No dia 8 de setembro, a empresa licitada já se reuniu com representantes da equipe técnica da Secretaria da Cidade (Semcid) e com servidores do Departamento de Licitação para alinhar todo o processo necessário para o efetivo início dos trabalhos. No dia 26, outra reunião deve ser promovida, para, a partir desta etapa, ser dada a ordem de serviço.
No entanto, para que a empresa possa começar a, de fato, construir o canal, é preciso que o terreno em questão esteja em condições adequadas. “Para isso, chamei nossa equipe da Secretaria de Transportes, e junto com as empresas loteadoras da região, é preciso trabalhar, rapidamente, para permitir a viabilidade desta obra”, reiterou Ari.
Além da reunião de junho, ainda em março, a equipe técnica da Secretaria da Cidade (Semcid) avaliou o projeto do emissário, elaborado pela empresa Conectiva Engenharia e Consultoria e doado pela concessionária Intervias ao Município. Vale ainda lembrar que, em 2021, o processo licitatório chegou a ser promovido, mas nenhuma empresa demonstrou interesse em conduzir a obra. Depois disso, tanto projeto, quanto planilha orçamentária, passaram por revisão para a nova licitação.