Prefeitura de Sinop recebe prêmios estaduais por excelência de gestão
A Prefeitura de Sinop recebeu, nesta tarde (07), em Cuiabá, o prêmio Band Cidades Excelentes, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios, valorizando os projetos através das boas práticas de gestão pública. Concorrendo entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Sinop ficou em 1º lugar e recebeu diploma de qualidade de gestão nos seguintes pilares: saúde e bem-estar; governança, eficiência fiscal e transparência e, também, em educação. “Quero agradecer, mais uma vez, o povo de Sinop, nossos secretários, nossos diretores, toda a equipe da Prefeitura porque é ela quem faz a gente estar na excelência de uma gestão. Portanto, amigos de Sinop, obrigado! Vocês estão nos ajudando a receber esses valiosos prêmios”, destacou o prefeito Roberto Dorner.
Ainda considerando as ações desenvolvidas entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Sinop levou, também, o segundo no geral (analisando todos os pilares). Os demais pilares avaliados foram: infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade e, também, e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Essa é a fase estadual do prêmio, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o instituto Aquila.
O objetivo é incentivar a implementação de projetos na esfera pública, disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios e também a valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população, bem como otimizar os recursos, transformar a gestão, buscando o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS.
De acordo com a AMM, a iniciativa do veículo de comunicação é reconhecer, fomentar e incentivar a prática de gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros.
A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu no auditório da AMM. Além do prefeito, também acompanharam o evento a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso e os secretários Klayton Gonçalves (Desenvolvimento Econômico); Faira Strapazzon (Governo e Planejamento Estratégico) e Sandra Donato (Educação, Esporte e Cultura). Além de cidades acima de 100 mil habitantes, também teve premiação em mais duas categorias: menor ou igual a 30 mil habitantes e, entre 30 mil e 100 mil habitantes.
A etapa nacional será em Brasília e reunirá os representantes de todos os Estados para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando sua categoria populacional filtradas na etapa estadual (menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais).
O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) é o instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação, onde são considerados conceitos de big data, reunindo informações públicas mais atualizadas de todos os municípios brasileiros. Com 5 pilares principais e um pilar secundário, a ferramenta de inteligência artificial consolida 62 indicadores a partir de fontes públicas.