Prefeitura de Sinop participará da Norte Show 2023, estande tem foco na agricultura familiar e turismo
A Prefeitura de Sinop é uma das apoiadoras e estará presente na edição 2023 da feira Norte Show, que é uma das maiores feiras voltadas ao agronegócio de Mato Grosso. A abertura do evento será nesta terça-feira (18) e segue até o dia 21 de Abril, no parque de exposições da Acrinorte. A Norte Show é uma feira consolidada, baseada na pecuária, agricultura familiar e de precisão e que, neste ano, deve reunir aproximadamente 300 expositores. Somente no ano passado, contou com cerca de 45 mil visitantes e movimentou R$3,6 bilhões em negócios.
O apoio da Prefeitura será no fomento da economia, por meio do estande da Prefeitura, que foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). “Nós teremos um estande, um espaço, falando sobre agricultura familiar e, também, turisticamente, apresentando Sinop para todos esses visitantes que venham aqui para essa grandiosa feira”, explicou o gestor da pasta, Klayton Gonçalves. O espaço do município também receberá a participação de alunos da rede pública de ensino, buscando trabalhar a educação econômica, por meio de visitas, e a exposição da horta mandala. O prefeito Roberto Dorner estará presente no evento, participando do estande com o gabinete itinerante.
SINOP EM NÚMEROS
Além do estande e da horta mandala, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico participará da rodada de palestras. No dia 21/04, às 15h30, no auditório Agroinsumos, serão apresentados os indicadores do Sinop em Números, ferramenta importante para divulgar positivamente Sinop para possíveis novos investidores.
O “Sinop em Números”, é uma iniciativa que formata o panorama socioeconômico para o município. Este material traz um olhar para assuntos relevantes e de interesse da municipalidade, entre eles: aspectos sociais, demográficos, econômicos, finanças públicas, infraestrutura, dinâmica empresarial e mercado de trabalho. As informações do estudo estão compiladas em gráficos, tabelas e comentários que consideram a análise de séries históricas e comparativos da cidade, frente ao agregado estadual, nacional e de um grupo de municípios mato-grossenses tidos como “municípios vizinhos”, denominados de região.
Ao todo no evento serão mais de 40 palestras de interesse dos produtores rurais e estudantes. São quatro palestras magnas, painéis e rodadas de discussões que vão trazer conhecimento e oportunidades.
ESTANDE E HORTA MANDALA
A horta foi desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no formato mandala (ou seja, canteiros circulares) e que, ao centro, conta com um tanque de peixes. Este modelo de horta é uma alternativa para o pequeno produtor, especialmente para aquele que planta para a subsistência, pois utiliza-se de pequenas áreas com o máximo de aproveitamento de recursos naturais, como solo e água.
Neste local, que está sendo trabalhado também a acessibilidade, os visitantes poderão conhecer e contemplar todas as culturas que serão expostas, entre elas morango, hortelã e poejo. Junto ao canteiro, está instalado o estande, onde todo o potencial turístico do município está exposto. “O estande terá suporte para a parte da agricultura familiar e, outra parte, voltada para o turismo, onde vamos divulgar os principais pontos de visitação de Sinop, para aproveitar esse fluxo de visitantes”, explicou a turismóloga da SEDEC, Leidiane Viegas.