A Prefeitura de Sinop oferece atendimento especializado em saúde mental, por meio do CAPS e CAPSi. Para proporcionar melhorias nos atendimentos aos pacientes, a Secretária de Saúde, Daniela Galhardo, esteve em Cuiabá, participando da audiência pública sobre saúde mental, que foi realizada nesta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

Galhardo esteve no evento representando o município, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MT) e também, o grupo Regional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Na oportunidade foram debatidos os desafios e políticas públicas da saúde mental no estado, em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.

O encontro reuniu a Câmara Setorial Temática da Saúde Menta (CST), Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, profissionais da saúde, servidores públicos, políticos e representantes da sociedade em geral, com o objetivo de traçar metas e melhorias, para essa temática, que afeta grande parte população. 

A secretária ressaltou a importância da audiência para debater o tema, que envolve situações como ansiedade e depressão. “Um evento extremamente importante, onde fui convidada e estive representando os 141 municípios de Mato Grosso. Tivemos a oportunidade de debater temas importantes e a situação epidemiológica da saúde mental do estado e sobre o adoecimento mental que também atinge as crianças”, explicou Daniela Galhardo.

“É um assunto que faz parte do nosso dia a dia, e que após a pandemia ganharam destaque, e precisamos estar preparados para atender esses pacientes da melhor forma possível, acolhendo e proporcionando tratamento adequado”, finalizou a secretária. 

Durante o evento foram apresentados dados da Secretaria de Estado de Saúde, que apontam aumento na taxa de mortalidade por suicídio em Mato Grosso. Segundo os dados, em 2015 eram registradas 4,5 mortes por suicídio para cada 100 mil habitantes, saltando para oito suicídios a cada 100 mil habitantes em 2022. Já de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre em decorrência de suicídio.

Fonte: Assessoria

Mais notícias