O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já iniciou a coleta do Censo Demográfico, que segue até outubro (com possibilidade de ser estendido até novembro). Em Sinop, serão percorridos todos os 371 setores censitários e a instituição contará com o importante apoio da Prefeitura, principalmente nas ações na zona rural. 

A parceria, segundo o prefeito Roberto Dorner, é importante para o município em diferentes aspectos, entre eles dar mais qualidade de vida aos moradores com a coleta correta dos dados. “Quero dizer ao povo de Sinop, precisamos atender os recenseadores, para responder de forma correta o que acontece em nosso município, a renda, a qualidade de vida, isso para nós é importantíssimo. Queremos saber com exatidão os dados. Se derem as respostas da maneira correta, vamos saber o que a cidade está necessitando, quantos habitantes temos e o que podemos reivindicar no Governo Federal, com a captação de recursos”, disse. 

A superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Silva Chaves, ressaltou que com objetivo de aumentar a segurança, todos os recenseadores estarão uniformizados com coletes. Também é possível fazer consulta através de um telefone disponibilizado nos uniformes, de um QR Code ou pelo telefone 190. Dúvidas também podem ser esclarecidas na agência do IBGE, na avenida das Figueiras, em frente à Câmara de Vereadores. “Nossos pesquisadores percorrerão todos os domicílios e pedimos à população que os atendam. É importante para o município de Sinop atender. As pessoas que moram nos condomínios fechados, estamos com trabalho de abordagem prévia e estamos recebendo nesse momento apoio do poder público municipal, na pessoa do prefeito e todo secretariado”, ressaltou. 

Com a parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, será possível chegar com mais facilidade nas áreas da zona rural. “Com o valoroso apoio da prefeitura municipal vamos percorrer as glebas e localidades mais distantes do município. As populações, líderes das comunidades mais distantes serão avisados quando o recenseador chegar, porque temos as questões das porteiras fechadas, então o secretariado já se colocou à disposição para dar essa informação”, completou. 

Além de constatar o número de habitantes, o Censo tem como objetivo pesquisar as características do município. “Saber quantos quartos têm nos imóveis, como a água chega e saí do domicílio, se existem pessoas com necessidade especial, grau de escolaridade, renda. Sempre falamos que qualquer prefeitura do país que deseja trabalhar adequadamente tem que lançar mão dos dados do IBGE, para a educação, saúde, planejamento de todas as políticas públicas. A novidade para esse ano é que todos os endereços serão georreferenciados e também a pesquisa do entorno urbanístico. As prefeituras estão elaborando e revisando os planos diretores, então saberemos se as vias são arborizadas, se tem bueiro, impedimento nas calçadas e outros”. 

A Câmara de Vereadores também apoiará a ação este ano. “Estaremos imbuídos nesse projeto, onde o prefeito deixou à disposição todos os seus secretários para dar apoio ao IBGE. Sabemos da importância do levantamento para nosso município, que só vai ganhar com isso. Receberemos mais recursos dos governos se tivermos uma população maior e esperamos isso”, reforçou o vereador Ademir Debortoli. 

O anúncio da parceria entre prefeitura e IBGE também foi acompanhado pela secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, e outros representantes do executivo.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Mais notícias