Como forma de incentivar o microempreendedor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico segue desenvolvendo ações para o Centro de Atendimento Empresarial (CAE). Desde o início da gestão, os serviços ofertados aos usuários tem sido ampliados, foram nomeados mais três agentes de crédito que prestam esses atendimentos, anteriormente a secretaria contava com apenas um agente de crédito. Além dos serviços básicos aos MEIs, como abertura, alterações cadastrais e emissão do Documento de Arrecadação, também passaram a ser realizados serviços como declaração anual e o processo de emissão do alvará via RedeSim.

No ano de 2020, o CAE realizou de janeiro a setembro, 609 atendimentos. Já no ano de 2021, com a ampliação dos serviços ofertados, o número chegou a um total de 1.073, o que representa um crescimento de 76,19% nos atendimentos em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a setembro de 2022, mesmo com três meses para o encerramento do ano, foram feitos 2204 atendimentos, já se tem um aumento de 105,00% em relação ao mesmo período em 2021, e incríveis 262,00% em relação a 2020 ao mesmo período de janeiro a setembro daquele ano. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico explica que uma das missões da pasta é impulsionar as empresas. Ele ressalta que além de novos serviços, também foram realizadas palestras, cursos e workshops. “Em parceria com o Sebrae estamos realizando palestras e workshops. É importante destacar que também foi oferecido orientações como a de Linha de Crédito para o fomento de negócios, em parceria com o Desenvolve MT, além da consultorias nas áreas financeira e comercial, gratuitas” pontuou. 

O secretário destaca, que a ampliação dos serviços possibilita a orientação para empresas que já estão em funcionamento. “A equipe orienta até mesmo empresas que não tiveram a abertura realizada aqui, elas também são contempladas e empresas de pequeno porte do município. Uma das missões da pasta é impulsionar as empresas".

O coordenador do CAE, Jefferson Diniz pontua que esses números crescerão ainda mais. “O ano ainda não terminou, e a expectativa é que os números superem o ano passado todo. Sinop é hoje um dos municípios com maior vocação para o empreendedorismo, é polo para outros municípios, com grande potencial logístico, turístico e comercial, e isso faz com que cada vez mais, surjam novas oportunidades no município”.

De acordo com dados do compilados pela SEDEC, do Painel do Mapa de Empresas dos Governo Federal, de janeiro a setembro de 2022, foram abertas 4.051 novas empresas no município, destas 2.993 foram MEI’s, um total de 73,88%. Atualmente Sinop conta com 14.844 MEI’s abertos. Com o aumento dos números, a expectativa é que o ano de 2022 supere o ano de 2021, no número de abertura de empresas.

Fonte: Assessoria / Redação

Mais notícias