Prefeitura de Nova Mutum inicia remoção de veículos abandonados nas vias públicas e alerta para prazo de recuperação e possível leilão
A Prefeitura de Nova Mutum, iniciará a remoção de veículos abandonados nas vias públicas da cidade. Após notificar os responsáveis, compradores, possuidores ou depositários, o Departamento de Segurança e Trânsito, executará a ação.
A ação é respaldada pela Lei nº 2.627/2022, que permite ao órgão municipal de trânsito remover veículos abandonados. Segundo a lei, o proprietário ou possuidor do veículo, carcaça, chassi ou partes de veículo recolhido tem 60 dias para recuperá-lo a partir da data de recolhimento. Após esse prazo, o veículo pode ser leiloado pelo município.
Em 2023, o Departamento de Segurança e Trânsito notificou 47 proprietários e removeu mais de 30 veículos abandonados do perímetro urbano da cidade.
Luiz Carlos Gonçalves, diretor do Departamento de Segurança da Prefeitura, destacou que a situação atual tem causado acúmulo de água, lixo e mato ao redor de alguns veículos, prejudicando o trânsito, o fluxo de pedestres e a prestação de serviços públicos. Ele ressaltou que o abandono de veículos é uma questão de segurança e saúde pública, além de estética.
Ildo Faccio, secretário de Administração Municipal, enfatizou que a ação é necessária para manter a ordem pública. Ele lembrou que todos têm um papel a desempenhar na manutenção da limpeza e ordem da cidade.
“Quando cada um faz a sua parte, contribuímos para uma cidade mais limpa e organizada. Portanto, pedimos a todos que sejam conscientes e responsáveis” - disse Faccio
As denúncias sobre veículos abandonados ou estacionados de forma a caracterizar abandono nas vias públicas devem ser encaminhadas ao órgão municipal de trânsito para análise e ações cabíveis.