O censo demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população, realizado a cada 10 anos, em 2022 iniciou-se no dia 1º de agosto com previsão de término no dia 28 de fevereiro.

Este processo, tão essencial para a elaboração de políticas públicas para o município, estado e pais, vem encontrando uma série de dificuldades, que vão do desinteresse de candidatos ao posto de trabalho, a entrevistados mal-educados, que recebem de forma grosseira os profissionais do IBGE envolvidos no processo.

O comportamento arredio de alguns entrevistados poderia ser explicado, em partes, pelo medo. Sem conhecer o profissional que se apresenta para colher as informações, há quem não se sinta seguro para abrir as portas. E, nesse caso, é bom saber que é possível verificar a identidade do recenseador – que deve estar devidamente uniformizado para trabalhar antes de prestar as informações: “Para isso, basta acessar o site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou ligar para a Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente” disse a agente censitário supervisor Arlete Teza.

Até a presente data o índice de entrevistados no município é considerado muito baixo. “Os profissionais estão em campo fazendo as visitas, até agora conseguimos entrevistar apenas 50% o que representa apenas 15.790 entrevistados, temos também a imputação de dados são 67 setores abertos, além dos setores rurais em Guarantã do Norte”, comentou a Agente Censitário Supervisor Maria Vitória de Resende Peres.

O Prefeito Érico Stevan, ressalta a importância do censo para que guarantã do Norte não sofra com a perca de repasses financeiros do governo do Estado e Federal e reforça o pedido para a população receber os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. “Quero aqui pedir o apoio da população Guarantanhense para que nessa final do censo recebam os recenseadores do IBGE para ser realizada essa coleta de dados, nós Gestores Municipais e Estaduais dependemos dessas informações da população para o planejamento e escolha das ações assertivas, os investimentos que serão feitos para beneficiar a nossa população”, salientou o Prefeito Érico Stevan.

Fonte: Assessoria de comunicação

Mais notícias