Prefeitura de Colíder oficializa programa municipal de consumo solidário da agricultura familiar
O prefeito Hemerson Máximo (Maninho) participou nesta quarta-feira da apresentação oficial do programa municipal de Consumo Solidário da Agricultura Familiar, que está sendo desenvolvido em Colíder.
O projeto foi criado para a prática do exercício da compra e consumo de alimentos de origem vegetal (in natura ou processados artesanalmente) das famílias agricultoras locais.
Maninho destacou que é importante também incentivar o pequeno agricultor da “porteira para fora”, para a comercialização de seus produtos. “A secretaria de Agricultura tem feito esse trabalho que tem dado certo. Hoje está sendo feita essa apresentação e mais agricultores estão aderindo a esse programa, com uma nova forma de comercializar os produtos aqui no município”, pontuou.
Para o secretário de Agricultura, Benedito Moreira Brito, desde que a nova gestão assumiu, juntamente com a secretaria de Indústria e Comércio e Assistência Social, foi planejado e elaborado esse projeto.
“Criamos esse dispositivo para proporcionar a comercialização solidária entre o agricultor familiar e o consumidor. O programa já está consolidado e tem dado uma repercussão muito positiva”, afirmou o secretário.
Norma Nobre, bióloga da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, explicou que estão sendo cadastrados os agricultores que moram mais distantes, que não tem outra forma de comercializar. “Estamos trazendo esses agricultores, constituindo um grupo de consumidores para dinamizar a economia local”, explicou.
A intenção do projeto é aquecer a economia solidária local, cadastrando agricultores e consumidores sensíveis, num processo que começa pequeno, mas poderá se tornar um grande modelo de comercialização e consumo para a região
A atividade foi iniciada com a aquisição de farinha de mandioca artesanal produzida pela família da Cristiane Paulucci da Comunidade São Sebastião. Foi também comercializado o sal aromático (tempero caseiro) produzido pelo casal Noeli e Celso Werli, da comunidade Santa Inês. Atualmente também conta com polpas de frutas da agricultora Edite Machado, da comunidade Branca de Neve e banana-maçã, do agricultor Edson Mantovani da Comunidade Cristo Rei.
Participaram ainda da apresentação do programa o secretário de Agricultura, Benedito Moreira Brito, o secretário de Indústria e Comércio Lourenço Marani e a secretária de Assistência Social Maria Caroline Matheus.