Foi realizada na segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, capacitação do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE) do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Essa iniciativa é realizada de forma virtual, através de videoconferência. Secretários e coordenadores de setor participaram da atividade.

O GPE, conforme citado acima, é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, e veio para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas municipais, como por exemplo, saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social.

O secretário de Governo, Gestão e Planejamento, Robson Quintino de Oliveira, fala da satisfação na realização do trabalho. “É uma satisfação poder iniciar os trabalhos em 2023. Nossa intenção é de acompanhar as metas. Essa cultura de planejar é muito importante”, disse.

Ainda de acordo com Quintino, essa ferramenta estratégica veio para contribuir com a gestão municipal. “Tudo que fazemos é preciso tabular. Sem números é como se nada tivesse sido feito. Estamos felizes com esse trabalho. Os secretários e servidores entenderam a importância do GPE”, argumenta.

O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, destaca que Alta Floresta está em uma curva ascendente de crescimento, e o GPE veio para fortalecer esse crescimento. “É uma ferramenta que está em nosso dia a dia. Ao participar desse programa temos uma visão mais global da gestão pública”, explica.

Para se ter uma noção prática deste programa, ele possibilita uma troca de experiências, onde Alta Floresta está exportando iniciativas, ao mesmo tempo que o município também busca replicar boas práticas já consolidadas em outras cidades do Estado. Foram dois dias de capacitação para os secretários e chefes de departamento, tudo realizado de forma virtual.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias