Teve início nesta terça-feira (31) de agosto, o projeto de recuperação da área onde está instalado o lixão, no qual será executado pela prefeitura municipal de Guarantã do Norte por meio da Secretaria municipal de desenvolvimento econômico, meio ambiente e turismo do município.

A área de 5 equitares localizada próximo ao bairro Santa Marta, a cerca de 31 anos recebe todo o resíduo solido do município e este processo atende as normas da política nacional de resíduos sólidos e da secretaria estadual de meio ambiente de Mato Grosso (SEMA).

Mesmo atendendo todas as regras o município decidiu por recuperar essa área as ações de recuperação foram estudadas e elaboradas ainda em 2019 através de um estudo técnico e um planejamento da construção do aterro municipal que já conta com a concessão.

O consultor do município engenheiro sanitarista Paulo Araújo explica como será o processo de recuperação da área degrada. “o processo vai se dar pelo diagnostico inicial, vamos fazer todo o levantamento da área para dimensionar a quantificação desses resíduos, verificar a qualidade desse lixo que tem aqui para que dentro do plano de recuperação das ações que vão ser feitas. No prazo de 60 dias queremos estar com o plano já pronto para que possa ser encaminhado também para a secretaria estadual de meio ambiente, e por fim, vai ser criado também o plano de monitoramento do solo, das águas, e assim que estiver toda recuperada essa área a mesma poderá ser utilizada pelo município para uma outra atividade”, explicou o Engenheiro.

O Biólogo da Secretaria municipal de desenvolvimento econômico, meio ambiente e turismo, Dionaldo de Souza ressalta que este é um passo importante para recuperação, monitoramento da área e construção aterro municipal. “Desde o primeiro momento a prefeitura tem tido um olhar diferente e técnico sobre esta questão do aterro, estamos trabalhando uma forma de PPP. Parceria Publica Privada, e hoje já tem uma empresa que venceu o certame que vai implantar o aterro sanitário, então esse é um passo importantíssimo”, comenta o Biólogo Dionaldo de Souza. 

A população de Guarantã do Norte será a maior beneficiada, já que essa atitude vinda do município garante um local seguro para ser colocado o lixo da cidade e garante a preservação do meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Guarantã do Norte

Mais notícias