A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Sinop Energia promovem, em 28 de setembro, das 8h às 10h, no Parque Florestal, a primeira reunião participativa dos moradores do entorno da unidade de conservação. A agenda objetiva acolher sugestões e estabelecer diálogos com moradores acerca das expectativas sobre o parque e o que pode ser melhorado, com vistas ao trabalho de elaboração do plano de manejo do local. 

O momento, a ser conduzido pela equipe que atua na criação do plano de manejo, é direcionado aos moradores dos bairros Parque das Araras, Jardim Primaveras, Jardim das Palmeiras, Jardim das Violetas, Jardim das Oliveiras, Residencial Jequitibás e Setor Residencial Norte e que estão sendo chamados para a discussão.

Uma das principais áreas verdes e cartão postal de Sinop, o Parque Florestal será contemplado com obras de revitalização em sua área interna e passará a contar com espaços diversos que possibilitarão a maior integração entre homem e natureza e frentes de educação ambiental. Os serviços serão executados por meio de recursos de compensação ambiental e oriundos das obras de construção da usina hidrelétrica pela Sinop Energia.  

“Já houve a assinatura do termo de compromisso de compensação ambiental, com anuência do Estado de Mato Grosso, para a revitalização da área interna do Parque Florestal. O próximo passo é a execução do plano de manejo do local, sua fauna e flora, e a consequente abertura do processo licitatório para contratação de empresa", destaca Ivete Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente.  A realização dos serviços será conduzida pela Sinop Energia, mediante contratação de empresa, e a partir dos projetos apresentados pela Prefeitura de Sinop.

As obras correspondem à uma segunda etapa de serviços realizados na reserva R-11, onde se situa a área aberta à visitação pública do Parque Florestal. Na primeira delas foram construídos o novo portal de acesso e o início do estacionamento, além, também, do cercamento do entorno. Os recursos investidos, na ordem de R$ 900 mil, também foram oriundos da compensação ambiental pela Sinop Energia.  

Fonte: prefeitura municipal de Sinop

Mais notícias