O turismo é um gerador e impulsionador da economia local, por isso investir e fomentar o setor em Sinop é um dos objetivos do prefeito Roberto Dorner (Republicanos), à frente da gestão municipal. Recentemente, representantes do executivo estiveram visitando algumas áreas de interesse turístico, que deverão ser entregues pela Sinop Energia  (Usina Hidrelétrica de Sinop) ao município.  "Nós estamos visitando e verificando essas áreas oferecidas pela Usina para que possamos ter, no futuro, vários pontos turísticos em nosso município", destacou Dorner.

Os locais visitados estão localizados na Gleba Mercedes, MT-220 e no primeiro alagado próximo da BR-163 (região da antiga baixada Morena). A doação de áreas pela Usina ao município, para o desenvolvimento turístico, está prevista no Plano Ambiental da usina junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). "Nós temos o nosso plano de utilização de reservatório e, dentro dele, estão previstas áreas que podem ser passadas para a Prefeitura para fomentar as áreas de turismo e lazer. A nossa ideia [com a visita], é observar essas áreas que têm potencial turístico. Já foram identificadas algumas e, nós estamos agora, avaliando novas áreas que podem ser utilizadas para que a população tenha um melhor local, uma área a mais para se utilizar", explicou Denitz Auler, coordenador de Meio Ambiente da Sinop Energia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, destacou que as visitas nas áreas com potenciais turísticos fazem parte de um trabalho forte que  a gestão está fazendo para fomentar, cada vez mais, o desenvolvimento do setor, e citou ações importantes que o Executivo já promoveu, como a retomada do Festival de Praia e o Torneio de Pesca, além dos investimentos nas melhorias do Parque Florestal e a construção do Parque Jardim Botânico. “Olhar novas áreas, ver novas oportunidades, trazer novas possibilidades para o turista, dar novas opções para a população sinopense poder contemplar quanta beleza nós temos no nosso município, trazendo gente de fora, gente daqui e levando lazer para a população. São várias áreas que poderão fortalecer o turismo e a economia. Onde o turismo chega, a economia chega muito forte", reforçou.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, as áreas avaliadas podem fomentar o turismo de observação da fauna. "São áreas muito importantes, margeando nosso lago, então nós temos a oportunidade de fazer a recuperação ambiental em alguns pontos, trazer nesse contexto o turismo de observação principalmente da nossa fauna, pois nós temos exemplares muito importantes, e agregar isso ao turismo de lazer a população. Com esse entendimento, nós traremos além de lazer, oportunidade de conhecimento à população", pontuou.

A partir das definições das áreas, a Prefeitura inicia o processo de análise desses espaços verificando a possibilidade de desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo, visando o fortalecimento do turismo local e o fomento do emprego e renda.

Mais notícias