O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves, deu o start para os trabalhos de desenvolvimento e planejamento do programa Cidade Empreendedora que deverá explorar o turismo no município. O objetivo do programa, realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é promover o fortalecimento e desenvolvimento do setor.

Uma parceria com o Governo de Mato grosso, através do Desenvolve MT da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), está sendo firmada e deverá disponibilizar recursos para os empreendedores por meio de financiamentos públicos. Érico se mostrou otimista com o programa.

“O mais importante de tudo é que estamos vendo muita vontade em nossos empresários desse segmento. É uma atividade que vai aquecer a economia e movimentar uma grande cadeia produtiva como a gastronomia, a rede hoteleira, o artesanato, a área cultural e assim por diante. Além da saúde, educação, segurança, infraestrutura, precisamos também fortalecer as diversas cadeias produtivas e econômicas do município. Assim, consolidaremos o desenvolvimento de Guarantã do Norte com equilíbrio, paz e segurança”, comentou ele.

O secretário Municipal de Cidade, Eugênio Caffone Lima, responsável pelo trabalho de articulações, afirmou que a motivação junto aos empresários tem sido crescente em torno da proposta. “O momento é de colocarmos a mão na massa e fazermos as coisas acontecerem. O prefeito Érico está nos dando todas as condições possíveis para fazer isso acontecer e pelo entusiasmo das pessoas acredito que muita coisa boa vai acontecer”, disse.

O trabalho inicial desenvolvido pelo Sebrae, abrange a confecção do inventário, levantando os equipamentos turísticos, atrativos e potenciais atrativos, infraestrutura pública de apoio ao turista, elos da cadeia produtiva, organizações de governança como associações, comitês e fóruns, aporte de agenciamento, entre outros. Além disso, está em fase de construção o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo.

“O Sebrae está nos trazendo uma proposta muito forte para alavancarmos o turismo em nosso município”, finalizou o secretário.

Fonte: Da redação / Foto: Divulgação

Mais notícias