O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, e o vice-prefeito Alcindo Uggeri reuniram-se nesta última segunda-feira (30), no Gabinete Municipal, com os parlamentares da Câmara de Vereadores para apresentar o projeto de construção do viaduto da Avenida Mutum no cruzamento com a BR-163. A obra vai melhorar o tráfego local e resolver os conflitos na passagem urbana e acessos nas laterais da rodovia.

A Prefeitura Municipal pretende investir R$ 22 milhões para viabilizar o viaduto da Avenida Mutum. A travessia urbana é um compromisso da Gestão Municipal, firmado no lançamento do segundo pacote de obras Mutum Mais. O projeto apresentado inclui todas as obras necessárias para garantir o tráfego local, com a integração e passagem segura da Avenida Mutum, com a separação de tráfego local e da BR-163, que tem uma predominância de veículos de carga.

“Queremos garantir a passagem urbana de maneira segura e eficiente aos usuários das vias urbanas de Nova Mutum. Estamos em um processo de industrialização nesta região, com uma urbanização que cresce paralela a BR-163. A cidade tem grande parte de seus trabalhadores com residência na área mais adensada do município e que trabalham em lado oposto ao que moram, ou seja, atravessam a BR todos os dias, até mais de duas vezes ao dia, para prestar serviços dos mais diversos na região ” - destacou o prefeito Leandro Félix.

A BR-163 é atualmente um dos mais importantes meios terrestres para escoamento da safra de grãos da região do Norte e Médio-Norte de Mato Grosso, e a cidade de Nova Mutum é uma importante ligação com municípios vizinhos por meio das rodovias estaduais.

O presidente da Câmara de Nova Mutum, vereador José da Paixão Nonato, parabenizou a gestão pelo projeto e disse que o legislativo irá realizar uma sessão extraordinária ainda nesta semana para votar o projeto de lei que autoriza o investimento por parte do município.

HISTÓRICO DO PROJETO

Na elaboração do projeto o município investiu mais de R$ 278 mil no desenvolvimento das fases preliminar, básico e executivo. Todas as diretrizes seguiram as instruções de serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Com a autorização da Rota do Oeste em outubro de 2022, o prefeito Leandro protocolou na ANTT, em Brasília, o projeto executivo para construção do viaduto.

Nesta semana a Prefeitura de Nova Mutum recebeu a autorização para investimentos por parte da Concessionária Rota do Oeste e ANTT, para executar o projeto de engenharia.

Com a autorização da ANTT, o Município está encaminhando para a execução da obra, faltando apenas a aprovação da Câmara Municipal. O Governo Municipal enviará nos próximos dias o Projeto de Lei para o Poder Legislativo, a fim de avançar nos trâmites legais.

 

Mais notícias