Prefeito discute otimização dos serviços no atendimento a crianças autistas
O prefeito de Feliz Natal, Toni Dubiella, reuniu-se com familiares de crianças com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), com representante do Instituto Pássaros, secretário de Saúde, Viera Carvalho, representante da Secretaria de Educação, Rosinei Kobeliski, e secretário de Administração, Emanuel Costa, na última semana, no Paço Municipal.
Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal, e os membros do Staff puderam ouvir as diversas demandas e anseios dos pais com a finalidade de otimizar os serviços oferecidos pela administração a crianças com autismo.
“Muito importante ouvir os pais, as famílias, pois atualmente temos uma parceria com o Instituto Pássaros que também atende crianças autistas e eles avaliaram positivamente essa nossa iniciativa e querem que o atendimento continue. Com certeza vamos continuar e com esse alinhamento entre a Saúde e Educação, vamos buscar sempre melhorar naquilo que for possível”
Para o secretário de Saúde foi uma reunião muito produtiva. “Nosso prefeito Toni tem investido incansavelmente nesse atendimento e buscamos ser modelo com esse projeto inédito, pois nenhum município de pequeno porte oferece o que oferecemos hoje a essas crianças. Vamos aperfeiçoar, em busca de fonoaudiólogos para 40 horas semanais, e promover capacitações voltadas ao autismo para orientar os pais e nossos profissionais”, detalhou Vieira.
Instituto Pássaros
Ano passado, a Gestão Municipal firmou convênio com o Instituto Pássaros, no valor de R$259.200,00(duzentos e cinquenta e nove mil e duzentos reais) para atendimento de alunos/crianças com as necessidades especiais como: Transtorno de Espectro Autista - TEA, Transtorno do Déficit em Atenção e Hiperatividade (TDAH), baixa visão e dificuldade de aprendizagem.
A empresa atende até o limite de 36 alunos/crianças, com 2 sessões na semana, totalizando aproximadamente 08 (oito) sessões mensais por criança conforme encaminhamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde.