O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, acompanhado de vereadores, secretários e lideranças comunitárias esteve vistoriando as obras de construção da ponte sobre o rio Lambari na estrada municipal E-60 na região do projeto de assentamento Vida Nova II.

A ponte de concreto tem 35 metros de extensão em via de mão dupla e já está com sua estrutura totalmente concluída. Nesta etapa estão sendo desenvolvidos os serviços complementares de levantamento de aterro, compactação do solo e encabeçamento.

Em tempos de chuva a antiga ponte de madeira não suportava a vasão das águas chegando a ficar submersa provocando o isolamento de diversas propriedades rurais.

O projeto da ponte do rio Lambari segue os padrões de engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e deverá ser liberada para o trânsito nos próximos 20 dias, facilitando o acesso a todo o Vale do Iriri, além dos projetos de assentamentos Vida Nova I, Vida Nova II, Planalto do Iriri, Antônio Soares, aldeias indígenas e demais comunidades rurais.

Os recursos são de emenda parlamentar do deputado federal, Neri Geller, disponibilizados através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, onde houve também uma forte gestão política do deputado estadual Nininho e do senador Carlos Fávaro.

“Essa ponte de concreto sacramenta o fim dos problemas quando do escoamento da produção agropecuária, madeireira, mineral, da base florestal e da agricultura familiar. Trata-se de uma infraestrutura durável, segura e confiável para trafegabilidade em todas as épocas do ano. Agradeço imensamente a esses parlamentares por priorizarem Peixoto de Azevedo em suas emendas, contemplando o setor produtivo que gera empregos e fomenta a economia municipal”, disse o prefeito.

Os vereadores Evandro Kommers, Adriano da Pax e Caçula Lopes lembraram que a estrada E-60 está sendo preparada para ser estadualizada com vistas a pavimentação asfáltica no futuro e que a conclusão da Ponte do Rio Lambari irá contemplar produtores de grãos, agricultores familiares, empreendedores da base florestal e do setor mineral.

“Essa obra é um divisor de águas para os assentados da reforma agrária, as grandes fazendas de grãos e pecuária de corte, para a bacia leiteira regional, para os gestores de mineração sustentável, para aqueles que produzem hortifrutigranjeiros e até mesmo aos irmãos índios das mais diferentes etnias estabelecidas no Vale do Iriri. Uma obra espetacular e de excelência de qualidade”, comentou o presidente da Câmara, Kommers.

O prefeito Maurício Ferreira de Souza destacou que a região do Vale do Iriri produz atualmente mais de 40.000 hectares de soja e que a estruturação da Estrada E-60 com intervenções de pontes, bueiros tubulares e galerias de concreto é um passo significativo rumo a estadualização e pavimentação asfáltica.

“Aqui reconheço e enalteço a forte parceria com a Associação dos Produtores do Vale do Iriri que também tem respaldado e feito seus pleitos a bancada federal e a Assembleia Legislativa para alocação dos recursos financeiros junto ao Estado e a União”, declarou o prefeito.

Também acompanharam a vistoria das obras de construção da ponte do rio Lambari, o subprefeito Jair Labres, secretário de Transportes, Fernando Altimayer, secretário de Governo, Sidney de Paula, o ex-vereador, Zé Fiscal e, a equipe do Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.

Fonte: Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Mais notícias