O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, afirmou que irá intensificar a partir dessa semana o policiamento ostensivo em comunidades rurais, no Distrito de Primavera e em Boa Esperança.
As estratégias para segurança pública foram definidas nesta quinta-feira (8), durante reunião com o prefeito Ari Lafin e os secretários municipais José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil); Hilton Polesello (Governo); Estevam Calvo Filho e; coronel Adriano Denardi (Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia).
Parte dos custos operacionais será mantido pelo programa jornada delegada, instituído por meio de um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado, para qual está previsto um orçamento de R$ 800 mil, neste ano. O reforço do policiamento efetivo está entre as 37 medidas trazidas pelo Plano de Ação Integrada de Segurança Pública.
“Já concluímos um levantamento, em conjunto com a Secretaria de Segurança, com base nas demandas apresentadas pela sociedade ao poder público”, disse Jorge Almeida.
Segundo o militar, entre as reclamações mais recorrentes estão o excesso de velocidade e a poluição sonora causada por motocicletas com escapamento adulterados.
“O sujeito precisa entender que o direito dele termina onde começa o do seu semelhante e vice-versa. Quando isso não acontece, é necessário a intervenção do Estado”, assevera José Carlos Moura.
O encontro, também definiu as medidas a serem adotadas com relação ao número de animais em situação de abandono.
“Para uma melhor resolutividade, o debate em torno do tema segurança pública precisa inserir a comunidade. Ninguém melhor para identificar as demandas senão aqueles que residem nessas locais”, complementa Ari Lafin.