PM envasa álcool 70% que atende órgãos estaduais
Em Mato Grosso, a Polícia Militar é a instituição responsável pelo envasamento do álcool 70% de uso próprio e que atende todos os setores do Poder Executivo na higienização de ambientes e objetos para prevenção do contágio e propagação do coronavírus (Covid–19).
Na lista dos órgãos atendidos estão, por exemplo, as unidades do Sistema de Segurança Pública (Penitenciário, PJC, Politec), além de secretarias estaduais como Saúde e Gestão, e entidades públicas e filantrópicas
Na primeira etapa desse trabalho, até o final do mês de abril, foram envasados cerca de 20 mil litros de álcool, um total de 40 mil unidades de 500 ml. Na segunda, que está em curso, já são mais de 15 mil unidades de 1 litro produzidas e distribuídas no Estado.
Em março, nas primeiras semanas de adoção das medidas de higienização e prevenção ao coronavírus, antes de receber essa atribuição, a PM recebeu garrafões de 20 litros de álcool vindos de uma usina estadual. Até então, por serem medidas iniciais de urgência, o álcool chegava às unidades nesses garrafões e os próprios policiais faziam a transferência para recipientes menores e a distribuição para os quartéis, núcleos e viaturas.
O envasamento de álcool, considerado uma atividade de risco, está sendo feito em parque industrial privado sob a coordenação da Diretoria da Agência Central de Inteligência (DACI) da Polícia Militar. O coordenador, tenente-coronel Fábio de Souza Andrade, está à frente desse trabalho com uma equipe de 16 policiais.
MÁSCARAS
Além de álcool em quantidade suficiente para atender as necessidades de todas as unidades e setores da PMMT e órgãos públicos, desde o início das medidas de prevenção ao coronavírus a Polícia Militar já distribuiu cerca de 17 mil máscaras, uma média de 3 para cada policial militar.
São máscaras recebidas de órgãos do Governo do Estado, entre os quais as secretarias de Segurança e de Gestão, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas (TCE) e Judiciário, e de empresas parceiras.
Nesta quarta-feira (20), por exemplo, o comandante da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, recebeu 5 mil máscaras da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA). No gabinete do comandante geral da PM, coronel Assis o diretor executivo Décio Tocantins fez a doação das máscaras. O ato também contou com a presença do comandante adjunto da PM, Coronel Delwison Maia da Cruz, e do subchefe do Estado Maior, coronel Wankley Correa Rodrigues.
O comandante destaca a importância das parcerias e da união de esforços com o Governo do Estado visando dar condições seguras de trabalho aos policiais e às pessoas com as quais eles têm contato. Ele observa que essa união está acontecendo em todos os cantos do Estado por meio de um trabalho em rede dos órgãos, empresas, comandantes regionais, batalhões e de cada policial.
A PM, reforça Assis, criou um protocolo de trabalho, padronizou as ações em relação aos procedimentos de higiene, atuação e monitoramento das atividades policiais relacionadas ao policiamento nesse período de pandemia. Há monitoramento permanente, registro de todas as ações e ocorrências e análise permanente do que está sendo feito, completa o comandante.