Plataforma Sinop em Números impulsiona investimentos na economia e atrai turistas
A Prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), disponibiliza no site oficial da Prefeitura, a plataforma “Sinop em números”, que traz um compilado de dados, atualizados pela pasta há mais de 10 anos, sobre várias áreas da economia, como: abertura de empresas, emplacamento de veículos, importação e exportação, entre outros podem ser acessados no site. Além disso, o departamento de turismo disponibiliza a aba “Turismo em Números” (você pode conferir acessando aqui), com número de embarques e desembarques no aeroporto João B. Figueiredo, taxa de ocupação na rede hoteleira, valor médio das diárias, empresas ativas no setor, entre outros detalhes.
Segundo a turismóloga da SEDEC, Leidiane Viegas, a geração e gestão das informações são extremamente importantes para o desenvolvimento de destinos turísticos de qualidade. “Acreditamos no turismo como uma poderosa alavanca para o desenvolvimento, e o acesso a informação se faz imprescindível para a captação de investidores e de visitantes, uma vez que através do site é possível analisar a estrutura de serviços do município” afirmou a turismóloga.
Leidiane destaca que o trabalho de estruturação vem para preparar o município para uma nova realidade. “O que se percebe no pós pandemia é uma reviravolta nesse cenário. Sinop agora é também a cidade do lazer, nosso visitante vem a negócios sim, mas permanece ou retorna para se divertir e aproveitar o que o município tem de melhor. Temos grandes redes atacadistas e varejistas, parque aquático, shopping center, inúmeras propriedades rurais voltadas para o lazer, mirantes, pesca esportiva e uma rede de serviços solidificada e de qualidade.”
Para o Secretário de Desenvolvimento, Klayton Gonçalves, o turismo interessa muito o setor público - ele gera emprego e renda, dinamiza a economia, gera impostos, que são revertidos para saúde, educação e obras e tudo isso exige planejamento. “Nós reestruturamos o turismo, estamos qualificando mão de obra, investindo em eventos, criando importantes parcerias com o setor privado. Estamos planejando o turismo, incentivando os negócios e pensando na coletividade. Com o bom desenvolvimento do setor, todos ganham” afirmou.
De acordo com a plataforma, a prestação de serviços voltados ao turismo, tem um total de 623 empresas ativas. Os meios de hospedagem tem 53 empresas ativas. Já bares e restaurantes atualmente são 506 empresas em funcionamento. O setor de agência de viagens conta com 64 empresas. Ainda conforme o “Turismo em Números” o valor médio das diárias em Sinop é de R$ 204,00.
O turista deseja ocupar seu tempo no município, e esse desejo somado ao poder de consumo da população de toda região colocou Sinop na rota dos grandes investimentos do setor turístico. A cada semana surgem novos projetos de resorts, marinas, complexos mistos de condomínios e hotéis, pousadas, parque aquático, sem falar nos restaurantes, agências de viagens, locadoras de veículos e prestadores de serviços nas mais variadas áreas, e o Poder Público tem se preparado para esse crescimento oferecendo suporte e informações econômicas relevantes para o desenvolvimento de projetos.
Para a presidente da Associação dos Hotéis de Sinop, Karina Turatti, a retomada de grandes eventos que estavam adormecidos foram uma peça chave para Sinop focar em outras modalidades de turismo. “A título de desenvolvimento para a nossa rede hoteleira, nós estamos tendo uma alta demanda, uma grande procura, e isso vem favorecendo todos os pontos que são relacionados ao nosso turismo e ao crescimento e ao desenvolvimento do município. Tenho a certeza e a convicção que isso não pode parar por aqui, precisa continuar independente da gestão”, frisou Karina.
Uma das ações da atua gestão que está em fase de desenvolvimento é o Plano Municipal de Turismo e a atualização do Inventário de oferta turística, importantes ferramentas de planejamento a curto e longo prazo.