Se as eleições municipais fossem hoje, Sílvio da Saúde (MDB) seria o candidato a prefeito, eleito por Nova Ubiratã.

 

Pelo menos é o que aponta a mais recente pesquisa de projeção de votos válidos, na modalidade estimulada, divulgada nesta quarta-feira (11), pelo Instituto MT Dados Pesquisas e Marketing.

 

Conforme o instituto, o candidato emedebista lidera a disputa com 53,96 dos votos válidos enquanto o segundo colocado, Neninho da Nevada (PRTB), aparece com 46,04%.

 

O MT Dados entrevistou presencialmente 300 eleitores, no período de 07 a 08 de novembro, domiciliados na área central, bairro Jardim Vitória e nos distritos de Piratininga, Parque Água Limpa, Entre Rios, Novo Mato Grosso, Santa Terezinha do Rio Ferro e Santo Antônio do Rio Bonito.

 

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Já a margem de erro é de 5,53 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

 

Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra, os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral ao divulgar o resultado oficial da eleição.

 

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MT-05545/2020.

 

Credibilidade

Apontado por analistas políticos como um dos mais importantes do Estado, o instituto de pesquisa MT Dados coleciona uma série de acertos.

 

No último deles, eleição ao cargo de governador (2018), dentro da margem de erro estabelecida, o MT Dados foi o que mais se aproximou do resultado final da eleição.

 

Em sua última pesquisa naquele pleito, divulgada em 1º de outubro, o instituto apontou a vitória de Mauro Mendes com 53,82% dos votos válidos. O democrata foi eleito com 58,69% dos votos.

 

Em 2016, o MT Dados cravou certo o resultado das urnas para prefeito de Cuiabá quando Emanuel Pinheiro venceu por 60,41% dos votos válidos. A diferença entre os números divulgados pelo instituto foi de apenas 0,45%.

Fonte: MT DADOS

Mais notícias