O Planejamento Familiar é orientado por ações preventivas e educativas, que garantem acesso igualitário a informações e métodos disponíveis para a regulação da fecundidade.

Os métodos químicos (anticoncepcionais injetáveis, orais, dispositivo intrauterino – DIU) e métodos de barreiras (preservativos) são considerados reversíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que em Peixoto de Azevedo os casais devem procurar informações na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para orientações das equipes.

Durante as reuniões e palestras são abordados vários aspectos da saúde íntima da mulher e do homem, métodos contraceptivos disponíveis na rede, gravidez (ter ou não ter filhos), além de questões como a higiene íntima, sexualidade, importância do preservativo, entre outras.

A palestra abrange informações sobre todos os métodos, como os naturais (avaliação da temperatura, do muco cervical, a famosa tabelinha, entre outros), métodos químicos e os definitivos.

A Política Nacional de Planejamento Familiar criada pelo governo federal, em 2007, prevê a distribuição gratuita de preservativos que estão disponíveis em todas as unidades básicas da rede pública de saúde, Nas unidades de Saúde há o fornecimento gratuito também de anticoncepcionais.

 De acordo com o Ministério da Saúde, são disponibilizados atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oito tipos de contraceptivos, sendo que os mais procurados são a pílula anticoncepcional e o dispositivo intrauterino (DIU).

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo

Mais notícias