A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, fez uma parceria com o curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para oferecer atendimentos especializados em containers/ambulatórios. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde e proporcionar um ambiente prático para aprendizado dos alunos de medicina. 

A Unidade Didática Avançada (UDA) atende por meio de agendamento os pacientes já regulados no SISREG, ou seja, é uma extensão do Centro de Especialidades Médicas (CEM), que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Jardim. Foram inaugurados dois containers/ambulatórios, equipados com mesas, cadeiras, macas e banheiro. Toda estrutura foi montada pela própria universidade para ofertar atendimento de qualidade aos pacientes e também estudantes e professores.

Atualmente, são oferecidas 10 especialidades médicas: pediatria, hematologia, dermatologia, pneumologia, gastroenterologia, Proctologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia e osteoporose. A previsão é que seja implantada ainda este ano a especialidade de cardiologia. 

Os containers foram transformados em consultórios ambulatoriais para atender as demandas do CEM por meio do processo de atendimento ambulatorial do curso de medicina. São realizadas por semana entre 30 a 40 consultas e com essa estruturação o número pode até triplicar. Pelo menos 100 alunos estão envolvidos no projeto e fazem os atendimentos supervisionados por especialistas.

O pró-reitor da UFMT Sinop, Fábio José Lourenço, destaca que o local é de extrema importância para que os alunos possam desenvolver a parte prática do ensino. “Temos dificuldades de encontrar campos de estágio para nossos alunos, por isso somos muito gratos à prefeitura de Sinop, que desde os primeiros dias de gestão abriu as portas para que pudesse semear lá atrás e estar colhendo hoje esses frutos. Uma parceria de extrema importância, e é muito gratificante estar contribuindo com o município e com o trabalho dos nossos alunos e professores”, pontua o pró-reitor.

O coordenador e administrador do curso de medicina, Urandi João Rodrigues Júnior, ressalta que o espaço funciona como uma clínica escola, atendendo as demandas da sociedade e também da universidade. “São contemplados os alunos dos dois últimos anos do curso de medicina para atender os pacientes que vêm do CEM. Um dos grandes benefícios dessa parceria é trazer o campo de estágio para dentro da universidade, atendendo as demandas que o município efetivamente tem. Hoje atendemos diretamente a fila que tem no município, desafogando algumas especialidades, já que existe uma falta de profissionais. E esperamos que esses alunos depois de formados possam atuar em Sinop”, explica Urandi.

O prefeito Roberto Dorner destaca a importância da parceria com a universidade: “Essa parceria com a universidade é importante, um grande ganho para o município, irá ajudar a desafogar nossa fila de espera por atendimentos de especialidades. Eu só tenho agradecer por essa parceria, um curso de grande nível para Sinop e região e que vem para beneficiar a população”.

A secretaria de Saúde, Daniela Galhardo, comemora mais essa conquista para a saúde dos munícipes. “Essa parceria com a UFMT vem de longa data, e agora podemos melhorar esse atendimento. Existia um problema com espaço, e agora nós conseguimos reunir os serviços em um único local, ficando bom para a população e para a própria UFMT. É necessário trazer a universidade para dentro das nossas unidades pra que isso seja uma unidade escola”. 

Fonte: Assessoria de imprensa

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias