Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e demais profissionais que atuam na rede municipal de saúde, além de estudantes e egressos dos cursos de saúde, estão passando por uma intensa capacitação sobre reanimação cardiopulmonar promovido a partir de uma parceria entre Prefeitura de Sinop e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Campus Sinop),  com objetivo de aprimorar a prestação dos atendimentos e atenção com os pacientes em caso de paradas cardíacas.


“Infelizmente, a pior emergência médica, mais catastrófica possível, é o indivíduo que se encontra em parada cardíaca, aquele indivíduo que está morto por definição. Em alguns casos, na grande maioria dos casos, nós conseguimos intervir, fazendo procedimentos de massagem cardíaca, algumas medicações, quando indicado o choque, para que aquele indivíduo [...]. Enfim, o procedimento de massagem cardíaca é aquele que a gente faz na esperança de retornar a vida a aquele indivíduo que infelizmente parou de bater o coração, que parou de respirar”, detalhou  o médico Álvaro R. Costa.


O médico explica, ainda, que a parada cardiorespiratória, que envolve coração e pulmão, exige rapidez e precisão do profissional, pois o cérebro não pode ficar muitos minutos sem receber oxigenação, ou seja, se o procedimento de reanimação não for feito da forma correta, tanto na porta de entrada quanto no próprio leito, o paciente poderá evoluir para morte cerebral em poucos minutos.


No encontro, participantes simularam na teoria e na prática, utilizando bonecos da Universidade Federal do mais alto nível tecnológico, movimentos e ações que devem ser executadas na realização do procedimento de reanimação para que “os profissionais que estão disponíveis no município estejam cada vez mais capacitados para fazer esse tipo de procedimento e, também, os alunos que estão formando em processo de aprendizagem cheguem o mais preparado possível no mercado de trabalho”, pontuou.


As atividades começaram ontem (30/09), devem finalizar hoje (01/10) e estão reunindo aproximadamente 50 participantes.  “Melhorando a capacitação, melhora-se, consequentemente, a atenção que esse profissional vai dar para o usuário da rede pública do município de Sinop. A parceria entre nós, médicos e com Universidade Federal cedendo o próprio laboratório de simulação realística e toda a estrutura, proporcionará que, lá na frente, tenhamos profissionais capacitados para melhorar ainda mais a assistência médica e de equipe multiprofissional no município de Sinop”,finalizou.

Fonte: Da Redação

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias