As primeiras bezerras do Programa de produção de embriões nasceram em Paranaíta, um Programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Paranaíta e com a assistência de técnicos da Empaer. A iniciativa do Executivo faz parte dos Programas de fortalecimento do arranjo produtivo local que estão gerando bons frutos aos produtores de leite do município.

Iniciado na Gestão do Prefeito Osmar Moreira, o Programa tem por objetivo aprimorar o rebanho leiteiro do município, e vem apresentando êxito em sua execução já está presente em diversas propriedades, gerando prenhez por transferência de embriões através de técnica avançada de tecnologia em reprodução animal capaz de trazer grandes benefícios à produção de leite.

Comparada à reprodução natural, a transferência de embriões permite selecionar animais com as melhores características genéticas, eficiência produtiva, resistência a doenças e longevidade. O que pode levar a um rebanho mais produtivo e saudável, e consequentemente o aumento da rentabilidade do produtor com qualidade de vida, assegurando a permanência da família nas atividades do campo, além de favorecer a economia no meio rural.

Além disso, a transferência de embriões permite acelerar o processo de melhoramento genético do rebanho, já que é possível gerar descendentes de animais excepcionais em termos de desempenho leiteiro em um curto espaço de tempo.

As visitas foram nas propriedades dos seguintes produtores: Diego Ferreira de Oliveira, Fridolino Muller, Alexandro Weggs e Framarion Nascimento a equipe oferta assistência técnica continuada pelo Programa.

Fonte: Assessoria

Mais notícias