Com objetivo de transformar a área urbana nos próximos 8 anos, a Prefeitura de Sinop, União das Entidades de Sinop (Unesin) e demais integrantes da sociedade civil organizada, firmaram um pacto assumindo compromissos para torna-la a cidade mais bem arborizada do estado de Mato Grosso. O Protocolo de Intenções foi assinado pelos envolvidos na sexta-feira (06), como resultado do 1º Workshop que tratou do assunto.

Com a assinatura do documento, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e as demais entidades envolvidas assumem o compromisso de elaborarem, juntos, o Plano Diretor de Arborização Urbana de Sinop que deve estar de acordo com o plano de mobilidade e código de obras do município. “A fim de que estes também insiram em seus textos a obrigatoriedade da preservação, plantio correto e correto manejo das árvores urbanas”, diz trecho do documento.

Para fomentar o assunto e dar encaminhamento aos trabalhos de arborização, cada entidade envolvida no projeto terão a responsabilidade de transmitir as informações debatidas e concluídas no 1º Workshop, aos seus associados, bem como engajá-los na luta pela arborização da cidade.

“Elas assumiram o compromisso de fornecer palestras e informativos para seus associados, bem como em relação aos cuidados com a árvores já plantadas, principalmente no que diz respeito a realização de podas e a necessidade da autorização da secretaria para esse tipo de ação. Também orientarão seus integrantes sobre o plantio de espécies adequadas para a área urbana”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.

Os trabalhos de arborização começaram imediatamente. Ao término do evento e da assinatura do Protocolo de Intenções, os envolvidos, com a presença da secretária Ivete, realizaram o plantio de uma muda de Ipê em frente à sede da Unesin, como pontapé inicial à transformação urbana. O plantio serviu ainda como símbolo de comprometimento de todos no processo de arborização de Sinop.

O presidente da Comissão de Ampliação da Cobetura Verde de Sinop, da Unesin, Amadeu Rampazzo Junior, comemorou o sucesso do evento e demonstrou motivado a dar sequência no projeto. “O resultado positivo nos motiva ainda mais a continuar nesta luta e a promover mudanças reais em nossa cidade. Então terminamos o 1° Workshop já iniciando os trabalhos para o próximo, porque só com muito trabalho faremos de Sinop a cidade mais arborizada de Mato Grosso”, concluiu o presidente Amadeu Rampazzo.

Leia também: Prefeitura, Unesin e sociedade geral debatem plano arborização urbana de Sinop

Prefeito quer que Sinop seja referência para Mato Grosso na arborização urbana

Prefeitura, Unesin e sociedade geral debatem plano arborização urbana de Sinop

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias