O prefeito Roberto Dorner entregou, ontem (28), novos materiais apícolas para o departamento técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).  São 11 macacões apícolas, 12 pares de luva e três fumegadores que serão utilizados nas ações de capacitação de apicultores do programa de Apoio a Apicultura Sinopense (APIS) e ao projeto Patrulha da Abelha para a remoção de enxames urbanos, parceria realizada entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. “Estamos mais uma vez trazendo os benefícios para os nossos apicultores, com toda a equipe técnica se envolvendo diretamente com esse projeto, que é muito bom para o nosso município. Aqui nós temos um potencial muito grande e queremos fomentar esse setor", destacou Dorner.

De acordo com o secretário da pasta, Klayton Gonçalves, o Executivo está realizando o mapeamento e fortalecimento da cadeia produtiva do mel no município.  “Sinop está retomando os programas de apicultura. Nós estamos fazendo a aquisição de caixas e mais equipamentos. Também temos a parceria com o Corpo de Bombeiros. A nossa ideia, depois de muitos anos, é retornar o cultivo das abelhas, desenvolver, incentivar e fomentar o setor. A Sedec conta com mais projetos que estão sendo desenvolvidos", explicou.

O Executivo tem procurado, cada vez mais, organizar e fomentar a atividade de criação de abelhas e produção de mel no município. Para isto, são ofertados cursos e feitas visitas com orientações aos produtores da região. Outro foco também está em novos produtores, com o incentivo a prática dentro da agricultura familiar, não como subsistência, mas, como atividade econômica.

O zootecnista, mestre em Ciências Ambientais e coordenador da agricultura da SEDEC, João Batista dos Santos Júnior, explica a importância destes investimentos.  “Aproveitar o potencial que nós temos na nossa região para intensificar as atividades da apicultura  mostrando que é possivel produzir, e produzir com sustentabilidade, contribuindo com renda e preservação da biodiversidade. pontuou.

O departamento também recebeu 8 perfuradores de solo, por meio de emenda impositiva da vereadora Graciele (PT).

Mais notícias