O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, recebeu nesta quinta-feira (27) na sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, o caderno Nova Ubiratã em Números Edição 2019, desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência de Mercado, da Gerência de Inteligência Estratégica do Sebrae Mato Grosso.

A publicação, contendo aspectos gerais, demográficos, sociais e de infraestrutura, além dos principais indicadores econômicos, de finanças públicas e segmentos estratégicos, é uma das principais entregas do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso com várias prefeituras.

O documento foi entregue pelo gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae MT, Sandro Rossi, e por uma das gestoras do programa. Virgínia Ângelo Ismael.

Na oportunidade, o gestor foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Nova Ubirata, Adilson Luiz da Silva (Adilsinho) e pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Wellygnton Manoel Miranda Tavares.

O prefeito Valdenir José dos Santos fez questão de frisar a importância da parceria com o Sebrae no programa Cidade Empreendedora e Sustentável e o documento que recebeu. Segundo ele, as informações contidas no caderno são da maior importância.

“São números que a gente tem na cabeça, cita em discursos, mas na verdade é importante transformá-los em um produto que possa ser apresentado para a sociedade, o que nós temos hoje e as perspectivas futuras para o município. Esse trabalho deixa a gente muito feliz porque está em sintonia com o que pensamos, com o que imaginamos para o município que é pujante e tem tudo para crescer”, disse, lembrando que se trata de um município novo, com apenas 24 anos de existência, mas com números muito expressivos e grande capacidade para se desenvolver.

Na visão dele, o caderno é uma ferramenta para atrair investimentos, uma vez que reúne dados primordiais como saúde, educação, logística, não só de transporte, mas também questões como energia, telefonia, internet.

“Esse é um produto que nós investimos e estamos fazendo a colheita. Agora é manter esse trabalho e ir atualizando ano a ano, porque esse não é uma ação do prefeito, é do município”, disse.

O vereador Adilsinho classifica o material como muito rico em informações a respeito do que o município tem e produz e ressalta a seriedade do trabalho do Sebrae.

“Quero parabenizar o município e o Sebrae por estar fazendo esse levantamento de dados do nosso município, o que é muito valioso para a gente. Os municípios menores, às vezes, vão buscar investidores, mas não têm informações reais organizadas”, avalia, destacando também a necessidade de continuidade do trabalho. “Segundo informações, todos os anos vão atualizando os dados e a gente espera que os números sigam melhorando a cada ano”, assinala.

Alguns números

Nova Ubiratã tem o terceiro maior PIB per capita de Mato Grosso (R$ 115.474) e um PIB geral de R$ 1.278.770 (dados oficiais de 2016), ocupando o 18° lugar na economia estadual.

Em termos empresariais, possui 396 empresas formais e 370 microempreendedores individuais (dados de fevereiro de 2019). O total de empregos formais era de 2.799 em 2017.

Do ponto de vista social, possui um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) 0,696, classificado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) como mediano.

"Os números, principalmente de empresas formais, são reflexo das ações desenvolvidas pela Administração Municipal em prol ao fortalecimento do setor. Com base nesses dados iremos decidir quais os setores necessitam de maior atenção e desta forma maximizar as futuras ações", conclui o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Wellygnton Tavares.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura

Mais notícias