A Secretaria Municipal de Agricultura, está entregando “Compostagem” de forma gratuita, para as famílias de pequenos produtores, que se enquadram nas normas do Projeto Fertilizar.

A compostagem é produzida pela secretaria de agricultura. Para a produção são utilizados resíduos orgânicos e matéria seca (galhos de árvore por exemplo), essa mistura é utilizada para melhorar a qualidade do solo. Vale ressaltar que a utilização da compostagem não dispensa a necessidade do adubo na agricultura.

Até o momento, já foram entregues aproximadamente 250 toneladas de Compostagem, para produtores que investem nas atividades de Olericultura, Bacia Leiteira e Fruticultura.

Para ter acesso ao Projeto o produtor precisa obedecer alguns critérios: Estar cadastrado no CAD PRO – Cadastro de Pequenos Produtores; possuir DAP (ativa); Estar em regularidade com a fazenda municipal; Comprovante de inscrição estadual (atualizado); Comprovar Necessidade através de laudo técnico; Explorar área de até 4 (quatro) módulos fiscais, entre outras exigências. A solicitação deve ser feita pelo produtor, na Secretaria Municipal de Agricultura.

Projeto Fertilizar

O Projeto Fertilizar -Projeto Municipal de Incentivo à Correção e Adubação de Solo, através da doação de calcário e composto orgânicos aos produtores rurais devidamente inscritos na Secretaria Municipal de Agricultura, distribuído de acordo com recomendação técnica da análise de solo e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS).

Os objetivos do projeto são: Possibilitar a correção da acidez e incremento da fertilidade do solo em propriedades rurais de base familiar; Melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos; Prestar assistência técnica desde a coleta da amostra do solo para análise e de sua interpretação, até a distribuição dos insumos.

Fonte: Prefeitura de Nova Ubiratã

Mais notícias